Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Uma homenagem para Akira Toriyama

domingo, 24 de março de 2024

Sempre gostei da cultura japonesa, muito por causa dos animes e mangás, que aprendi a gostar no inicio dos anos noventa quando a TV Manchete transmitia Cavaleiros do Zodíaco. A partir de então comecei a mergulhar nesse mundo das produções japonesas, quando vi em uma revista um tal de Dragon Ball, que mostrava um garoto chamado Goku e que ficava com o cabelo loiro quando aumentava o seu poder. Foi pouco anos depois que começou a ser transmitido as aventuras de Dragon Ball no SBT. A emissora não transmitiu tudo, mas já deu para ter um gosto de um dos melhores animes da história. O criador? Um mangaka chamado Akira Toriyama, que nos deixa esse ano aos 68 anos de idade, deixando um legado para os amantes dos animes e mangás.


Quando a morte de Akira Toriyama foi anunciada, começaram as homenagens para um autor que marcou a vida de muitas pessoas, tanto no oriente como também no ocidente. É comum vermos jogadores de futebol comemorando seus gols fazendo a "fusão", ou então com as mãos fazendo um Kamehameha ou o movimento do teletransporte que Goku fazia. Enfim, Dragon Ball atingiu a cultura pop e começou a fazer parte da vida de muitas pessoas. Como todo japonês, Akira era uma pessoa reservada e raramente víamos o mangaka aparecendo para fotos. Tanto que as fotos mais atuais dele são muito antigas. Ainda novo, no auge de sua fama, Akira teve a oportunidade de conhecer Ayrton Senna, já que era um grande fã de Fórmula 1. Toriyama também marcou e inspirou outros autores, que lhe fizeram homenagens, pois deixou um legado para esses artistas, Estou falando de Oda, criador de One Piece, e também Kishimoto, o autor de Naruto. Os dois principais mangakas do século tiveram Akira Toriyama como um mestre e alguém que os ispiraram para criar personagens que também marcaram a vida de outras pessoas.

Apesar do estrondoso sucesso de Dragon Ball, Akira começou sua carreira bem antes, mas seu primeiro sucesso foi "Dr. Slump", lançado em 1980. Foi apenas em 1984 que o autor criou Dragon Ball, que foi publicado até 1995, ou seja, o menino Goku acompanhou toda uma geração. Aqui no Brasil a grande explosão da fase "Z" aconteceu no fim dos anos noventa, levando essa fase adulta do protagonista ser a mais famosa e lembrada por todos. Akira criou personagens sensacionais, como Vegeta, Picolo, Gohan, Bulma e tantos outros. Toriyama é considerado com um dos mangakas que mudaram a história do mangá o Japão, ao lado de nomes como Osamu Tezuka e Rumiko Takahashi. Com traços simples e um design bem realizado, Akira era muito bom nos roteiros, conseguindo unir o humor com a aventura, sendo esse um dos maiores fatores para o sucesso de sua obra. Estou agora com trinta e sete anos e sem dúvidas Dragon Ball faz parte da minha vida, me conectando com a minha infância acompanhando Goku na frente da televisão. Ainda hoje, sou muita fã da obra e considero Akira Toriyama como um dos gigantes do mangá japonês. Sua obra sobrevive, e ficara na memória que tudo isso foi criado e executado por um mangaka que conseguiu criar uma das melhores franquias da cultura pop. Pena que não podemos usas as esferas do dragão para trazer Toriyama de volta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA