Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O Clone

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

No ano de 2001, a autora Gloria Perez escreveu um dos maiores sucessos das Telenovelas brasileiras, ao buscar fazer uma conexão entre o Brasil e Marrocos, começando assim a criar uma fórmula da qual usaria em suas outras novelas anos mais tarde, sempre unindo um país com o nosso Brasil. Além disso, Gloria também buscou falar sobre genética, da possibilidade de termos um clone humano vagando pelo mundo, em uma época em que o tema era abordado. Outras tantas discussões foram abordadas no roteiro, como a dependência química, dramas familiares, religião e a cultura árabe. O protagonismo da novela ficou com Murilo Benício e Giovanna Antonelli, que interpretavam Lucas e Jade.


Jade é uma jovem muçulmana que acabou sendo criada no Brasil, que tem sua vivida mudada com a morte de sua mãe, indo morar com seu tio Ali, no Marrocos. Com costumes mais rígidos, Jade vê sua vida mudar completamente. Por outro lado, vemos os irmãos gêmeos Lucas e Diogo indo viajar ao Marrocos, e é assim que Lucas e Jade se conhecem a acabam se apaixonando, surgindo assim a frase Maktub, que significa que tudo estava escrito. A história de amor entre eles vive altos e baixos, com encontros e desencontros ao longo dos anos. Quando falece, o doutro Albieri resolve criar um clone dele, implantando o feto em uma mulher chamada Deusa. Nove meses depois nasce Léo. Temos diversos outros núcleos na trama, como o da jovem Mel(Débora Falabella), que sofre com seu vicio em drogas, levando sua família ao limite, enquanto o motorista Xande(Marcelo Novaes) tenta ajudá-la. Temos também o bar da dona Jura, que se torna o alivio cômico da novela. Já na primeira fase, pela covardia de Lucas, a jovem Jade acaba se casando com Said. O reencontro com seu amor do passado só acontece quando Said e Jade vão morar no Brasil.

Lucas também acaba seguindo a sua vida, se casando com a possessiva Maysa, e é deles a filha chamada Mel, que vive o problema com drogas. Mesmo casada e tendo filha, Jade sofre com as tradições muçulmanas impostas pelo tio Ali e por Said. Ainda assim, Lucas e Jade tentam ficar juntos, mesmo com tantas barreiras. Quando Léo cresce, acaba conhecendo Jade, que se confunde, por ver o homem que amou mais jovem. O destino volta a brincar com a protagonista, pois agora existe um homem que ela amou na juventude e o amor proibido dela com Lucas. A cena em que Lucas e Léo se encontram é sensacional, com o clone até mesmo provocando Lucas, dizendo que ele é velho e covarde. Vendo que sua esposa não o ama, finalmente Said libera Jade para viver seu grande amor. Mesmo com Léo se afeiçoando a Jade, a garota percebe que a clonagem pode copiar a aparência, mas não os sentimentos e memórias vividas. Albieri sofre a pressão, por ver o cline como um filho, mas com o medo de ser descoberto pela medicina. Por fim, depois de tantos anos e tantos obstáculos, Jade e Lucas se reencontram no Marrocos, onde se conheceram na juventude, e finalmente ficam juntos. Albieri e Léo acabam sumindo no mapa, sem deixar rastros e nem a revelação da clonagem humana para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA