Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Pearl Jam- Yeld

sábado, 2 de agosto de 2025

No ano de 1998 a banda grunge da cidade de Seattle lançava um novo álbum, chamado "Yeld", com uma missão de tentar manter vivo um estilo de musica que tinha se apagado com o fim do Nirvana. Sim, mesmo após quatro anos da morte de Kurt Cobain, o Nirvana ainda era uma sombra para as outras bandas grunge que seguiam produzindo música. "Yeld" foi elogiado por uns e criticado por outros. O Pearl Jam buscava voltar para as suas raízes, mas encontrou também uma explosão comercial, principalmente com o sucesso da MTV. O clipe "Do the evolution" foi lendário, e trouxe muitos fãs para o Pearl Jam. Podemos dizer que "Yeld" apresentou a banda para uma nova geração de rock.


A primeira canção do disco se chama "Brain of J", que traz ótimos riffs de guitarras e uma voz rasgada de Eddie Vedder, com uma letra que aborda temas como identidade, sociedade e individualidade. Em seguida, "Faithful" trata também sobre os questionamento que temos na vida, ao falar sobre uma busca por significados em um mundo cheio de ruídos e incertezas. "No way" acaba sendo mais densa, nos lembrando do grunge do inicio dos anos noventa. Seguindo com o padrão grunge, a letra retrata exatamente das dores e sentimentos que o estilo trazia. Um dos sucessos desse disco se chama "Given to fly", que nos fala sobre a importância da liberdade e a superação das dificuldades. Eddie Vedder costuma dizer que essa canção é uma fabula que fala sobre alguém buscando ficar livre de comentários alheios, algo muito comum nos dias de hoje. O disco segue com a música "Wishlist", que quebra o peso mostrado até então, sendo mais uma canção no estilo balada, com a letra dizendo que temos que valorizar aquilo que nós já somos.

Seguimos com a canção "Pilate", que traz fortes riffs de guitarra, que a letra faz uma reflexão sobre a natureza humana e sua busca por redenção. "Do the evolution" sem dúvidas é a melhor do álbum,  e para mim, a melhor canção do Pearl Jam. Os riffs de guitarra são sensacionais, a performance de Vedder é lendária e o clipe foi altamente premiado. A letra fala sobre a hipocrisia humana e o quanto nós temos destruído a natureza. A partir daqui o disco perde muito a qualidade, começando a ter uma queda nas canções, com o Pearl Jam apostando em experimentações sonoras, como por exemplo na música "MFC". A música "Low light" é mais uma daquelas mais leves, destoando do peso de guitarras das canções anteriores. "In hiding" segue o mesmo padrão, com uma mensagem de introspecção e a necessidade que temos de as vezes nos isolarmos. "Push me pull me" é muito ruim, cheia de experimentações sonoras e nos vocais de Vedder. Outra música chata se chama "All those yesterday", que faz com que o álbum se encerra de maneira decepcionante. "Yeld" conseguiu ser mais comercial, tem músicas clássicas, mas termina de forma ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA