Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Bem-vindos ao Rio

segunda-feira, 18 de março de 2024

Quando falamos do Rio de janeiro, pelo menos para nós paulistas, surge um pouco de apreensão, já que ouvimos falar de muita criminalidade na cidade carioca, o que afasta muitas pessoas de conhecerem o local. Eu mesmo já fui ao Rio, que era um dos meus sonhos de conhecer, assim como era na vida do personagem principal do livro. Mas a viagem acabou não sendo como ele esperava. Minha visita ao Rio de janeiro foi muito boa, mas não escondo o medo que senti em alguns momentos. Escrito pelo brasileiro Marcos Rey, já em 1992 era mostrado que existia uma grande onda de criminalidade no Estado. Fazendo parte da coleção Vaga-Lume, "Bem-vindos ao Rio" é um livro clássico.


A trama nos mostra o jovem Claudio, que recebe um presente do seu irmão, podendo sair de Curitiba para uma viagem de três dias para o Rio de janeiro. Do outro lado, somos apresentados a jovem Patrícia, que vindo de Brasília também possui um sonho, o de conhecer o mar. Esses dois personagens acabam tendo seus caminhos cruzados em uma aventura na cidade maravilhosa. A escrita de Marcos Rey é excelente, conseguindo criar um clima de aventura e também de suspense ao longo das páginas. Claudio e Patrícia se conhecem em um museu e começam a conversas e se dão muito bem. O problema é que na saído do local eles acabam sendo vitimas de um sequestro por uma quadrilha formada por adolescentes. O autor usa a sua trama para fazer uma critica social para o governos, mostrando que cada um daqueles jovens estão causando problemas para a sociedade por conta da pobreza e desigualdade social. Por muitas páginas, Marcos Rey prefere tocar nesses pontos críticos e deixa seu lado aventuresco que estamos acostumados de lado.

O sequestro é feito por Nariz, que usa uma camiseta escrita "Bem-vindos ao Rio", e assim ele acaba conseguindo prender os dois jovens, buscando tentar uma recompensa alta por eles. A noticia do desaparecimento de Claudio e Patrícia aparece na televisão e no rádio, e assim o líder da gangue, chamado Baixo, não concorda com o que foi feito, achando que Nariz fez tudo de forma sem pensar. Ainda assim, Nariz segue com seu plano e consegue fazer os pais de ambos os jovens virem ao Rio para pagarem o valor pelo resgate. Claudio até tenta escapar do esconderijo, mas acaba sendo trago de volta por Nariz. Por fim Claudio é entregue e o resgate é pago. Os bandidos ainda permanecem com Patrícia, e a policia segue em uma perseguição atrás de Nariz. A garota consegue escapar após o bandido bater o carro no poste, que gera a morte de Baixo, enquanto Nariz corre com a mala de dinheiro. A polícia consegue prender o garoto e vemos assim a consequência da vida do crime para os jovens. Uma morte, uma prisão e dois adolescentes que passaram por um grande trauma. O autor busca assim mostrar as consequências da desigualdade social, em uma trama que se passa nos anos setenta. Se quando Marcos Rey escreveu a obra já era assim em 1992, imagine hoje, em 2024. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA