Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Rock in Rio 2001

sábado, 16 de março de 2024

Após dez anos de ausência, o festival Rock in Rio retornou para uma nova edição no ano de 2001, sendo o terceiro volume do seu festival. Com o retorno organizado por Roberto Medina, a imprensa nacional e internacional cobriu o evento intensamente, tendo inclusive entrevista coletiva com as bandas. Se para as bandas internacionais as coisas estavam boas, o mesmo não podemos dizer das bandas brasileiras. O contrato do festival dava prioridade aos estrangeiros na passagem de som, então as principais bandas de rock do Brasil boicotaram a sua participação, como por exemplo o Rappa, Charlie Brow Jr., Raimundos, Skank e outras bandas. A cidade do rock foi montada em Jacarepaguá, no mesmo local onde ocorreu a primeira edição do Rock in Rio. Mais de um milhão de pessoas passaram pelos sete dias de evento.


O festival aconteceu no mês de janeiro, época das férias escolares no Brasil, e isso contribuiu para o enorme público presente, com jovens que estavam acostumados com o rock e as grandes bandas dos anos noventa, sendo um festival muito melhor organizado do que suas edições anteriores. Com o lema "Por um mundo melhor" tivemos shows épicos e bandas gigantes retornando aos palcos após muitos anos de inatividade. A primeira noite do Rock in Rio foi com artistas mais clássicos, com destaque para James Taylor e Sting. Em seguida o festival aqueceu os motores em uma noite onde o Foo Fighters arrebentou com uma apresentação cheia de energia do vocalista Dave Grohl, que estava no inicio de sua carreira com a nova banda após o fim do Nirvana. Quem também teve uma ótima apresentação foi o R.E.M, com uma apresentação excelente. O festival também teve as suas polémicas, principalmente quando Carlinhos Brown foi recebido com garrafadas e não conseguiu terminar sua apresentação. 

O Rock in Rio estava antenado com as novas tendências, e assim teve uma noite teen, com nomes como Sandy e Junior, Five, Britney Spears e N Sync. Sem duvidas o grande momento dessa edição foi o retorno do Guns N' Roses, que após muitos anos sem aparecerem, surgiram com um Axl Rose bem gordo e novos integrantes cantando os melhores sucessos da banda em mais de duas horas de apresentação. Apesar do boicote, tivemos bandas nacionais participando, onde podemos ver ótimas apresentações da Cassia Eller, Capital Inicial, Sepultura, Engenheiros do Hawaii e Barão Vermelho. A banda inglesa Oasis, arrancou suspiros de seus fãs, em uma das noites mais lotadas do festival. A noite do heavy metal trouxe o Iron Maiden para fechar a noite, em um show sensacional, mostrando que mesmo mais velhos, continuavam produzindo boa música. A ultima noite do Rock in Rio trouxe o Silverchair com rifs de suas músicas mais pesadas, e por fim uma das bandas que estavam fazendo muito sucesso na época, o Red Hot Chilli Peppers, tocando os seus grandes sucessos para encerrar o festival. Com uma grande queima de fogos, o Rock in Rio encerrou a sua terceira edição, matando a saudade dos brasileiros dos grandes festivais de rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA