Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A força expedicionária brasileira na segunda guerra mundial

terça-feira, 12 de março de 2024

Quando falamos de segunda guerra mundial, temos diversos recortes sobre os mais variados momentos já vividos em uma das batalhas mais sangrentas da história. Mas quando falamos de algo mundial, passamos a querer saber até que ponto o Brasil se envolveu nessa batalha e de qual lado os brasileiros estavam. Sendo assim, ao procurarmos, vamos parar no recorte a respeito da força expedicionária brasileira e como ela se envolveu na segunda grande guerra que abalou o mundo. Essa força militar fazia parte da equipe dos aliados, composta por Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética. Quando a guerra começou o Brasil se manteve neutro, sem escolher lados. Mas foi e 1942 que finalmente o nosso país entrou em acordo com os EUA, onde cedemos bases militares no nordeste para os americanos.


Embora o Brasil tivesse declarado guerra, estávamos totalmente despreparados para a grandeza desse conflito, pois a Aeronáutica começava a se modernizar e nossa Marinha possuía muitos navios antigos. Além disso, nosso Exército carregava uma filosofia ainda elitista, que tinha como função reprimir os mais diversos problemas civis encontrados em nosso país. Nascia assim a FEB, criada em 1943, após o Brasil declarar guerra contra as forças do Eixo. A primeira grande missão da FEB seria na Itália, em 1944. Em sua primeira etapa, a equipe brasileira se reuniu a um exército de afro americanos, formando assim a Task force 45, buscando conquistar espaço contra os alemães, tendo assim diversas vitórias. A etapa numero dois seria mais longa e mais difícil, onde a FEB tinha a missão de retomar o controle do complexo do Monte Castello. O responsável por comandar a FEB foi o general Mascarenhas de Morais, comando nosso exército do final de 1944 até o inicio de 1945.

Não pense que foi uma tarefa fácil para os brasileiros, já que os soldados chegaram a enfrentar temperaturas de vinte graus negativos. Mesmo uma campanha de condições difíceis e sem descanso, a FEB combateu fortemente para conseguir conquistar Monte Castello e também Castelnuovo, enquanto soldados americanos conquistavam Belvedere e Della Torraccia. A FEB permaneceu em combate por duzentos e trinta e nove dias, de forma interrupta, onde acabou perdendo nessa operação quatrocentas e e cinquenta e quatro homens mortos, além de cinco pilotos da força aérea. Em contrapartida, a ação da FEB foi muito produtiva para os aliados, já que uma divisão alemã foi a única a ser capturada integralmente, incluindo o seu comando. A FEB foi uma divisão histórica da força militar do Brasil, conseguindo ser uma tropa importantíssima no combate contra os nazistas na Itália, combatendo também o fascismo italiano. O seu lema de campanha era "A cobra esta fumando", já que existia um dito popular que dizia que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra. A extinção da FEB aconteceu em 1945, após ter cumprindo a sua missão na segunda guerra mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA