Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Dias perfeitos

terça-feira, 26 de março de 2024

O filme japonês lançado em 2023 foge totalmente dos padrões do cinema americano, o que pode assim causar estranheza com quem não esta acostumado com roteiros fora do padrão comum de filmes. Aqui em "Dias perfeitos" não temos os três arcos de conflitos e conclusão de trama, não existe um grande drama do protagonista. O diretor Wim Wenders quis contar uma história comum, mostrando o dia ordinário e normal de uma pessoa em seus dias de trabalho. Apear de ser alemão, o diretor consegue captar a essência do cinema oriental, onde as coisas acontecem de forma mais lenta e tranquila. Podemos dizer que "Dias perfeitos" é um recorte da vida de qualquer pessoa normal, fazendo com que possamos nos conectar com o personagem e entender que nem toda vida é feita de coisas extraordinárias.


O roteiro do filme é escrito por Takuma Takasaki, e toda história se passa na cidade de Tóquio, buscando mostrar a vida do protagonista chamado Hirayama, que trabalha em uma empresa de limpeza. Já na primeira cena do filme o vemos limpando um banheiro na praça da cidade, e ao encontrar uma criança perdida, o entrega para a mãe. O problema é nítido, um racismo enorme da mãe do menino, que rapidamente limpa a mão da criança e vai embora sem agradecer Hirayama por ter achado o filho. Mesmo assim, ele segue trabalhando, e como se fosse um formato de crônica, acompanhamos o protagonista vivendo os seus dias e aquilo que a sua rotina lhe apresenta em cada momento. Esse tipo de roteiro é chamado no Japão de Slice of life, que é exatamente isso, apresentar a rotina de um personagem. Existem muitos animes que fazem parte desse grupo de roteiros. Toda a fotografia de "Dias perfeitos" é bem realizada, mostrando a beleza do Japão e a vida da cidade grande. Temos pessoas se movimentando e a vida acontecendo.

Em outro momento da trama vemos Hirayama ajudando um colega de trabalho bem mais jovem que queria impressionar a namorada. O protagonista também possui seus gostos pessoais, como ouvir músicas em fitas cassete dos anos setenta, além de também gostar muito de ler livros. Ainda assim, Hirayama fala pouco no trabalho, sendo uma pessoa mais calada. Em sua rotina ele escuta música no carro e vai na biblioteca pegar livros para ler. Em certo momento, vemos a alegria de Hirayama em encontrar a sua sobrinha, que veio lhe ver escondida. É então que percebemos que ele tem problemas com sua irmã, que parece ser rica. Não sabemos se o protagonista também tem posses e preferiu a vida simples, mas a irmã o trata com desprezo. Talvez trabalhar na área da limpeza traga muitos preconceitos para ele. Apesar de viver vários dias que parecem parecidos, na verdade eles não são iguais. Assim também é conosco. Vivemos nossa rotina, seja trabalhando ou estudando, parecendo assim que vivemos dias repetidos. Isso não é verdade, pois existe beleza em cada dia. A vida humana acontece no ordinário, e só as vezes acontece algo extraordinário. Que possamos aprender a enxergar beleza em nossa rotina e com as pessoas convivendo. Esses são realmente os dias perfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA