Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Guia dos Estádios- Morumbi

domingo, 17 de março de 2024

Um dos estádios mais famosos e clássicos do Estado de São Paulo é o Morumbi. Com o nome original de Cicero Pompeu de Toledo foi inaugurado em 1960, sendo entregue para o time do São Paulo, que faz uso dele até os dias de hoje, com o atual nome de Morumbis. Apesar do tricolor paulista ser o dono do local, era comum que os grandes clássicos da cidade viessem a ser disputado nele, devido a sua grande capacidade de público. Sendo assim, temos muitas imagens de Palmeiras, Corinthians e Santos jogando em um Morumbi completamente lotado. Atualmente o estádio tem uma capacidade de 77 mil pessoas. Eu sempre quis conhecer o Morumbi, devido a sua história e sua fama. Isso acabou acontecendo em 2023, de forma inesperada.


Nos anos noventa era comum que todos os clubes grandes do Estado viesse a usar o Morumbi para grandes partidas de sua história, como por exemplo uma final de Libertadores da América, assim como também na disputa dos clássicos. Mas quando tanto Palmeiras como Corinthians construíram seus estádios próprios, deixaram de usar o gigante estádio do São Paulo, dificultando muito a visita de pessoas que não torcem para o time dono do estádio. Enfim, durante a minha adolescência nunca consegui ir, mas a vontade sempre esteve presente. Cheguei até mesmo a aceitar um dia ir ver uma partida do São Paulo, apenas para conhecer o Morumbi. Mas ainda bem que isso não foi necessário, já que por conta de um acordo entre Palmeiras e São Paulo, cada clube poderia usar o estádio do rival em uma partida. Foi assim que surgiu a oportunidade, pois o Palmeiras jogaria contra o Santos. Um clássico de torcida única era a minha oportunidade. Sendo assim, com menos de quatro horas antes do jogo começar, estava comprando meu ingresso para junto com um amigo conhecer o Morumbi.

O caminho para o estádio é tranquilo, com o local sendo em um dos bairros mais nobres de São Paulo. Realmente o Morumbi é enorme, um colosso no meio da cidade, em meio a prédios e casas de luxo. Diferente de outros estádios, não foi necessário subir por várias escadas para chegar ao topo da arquibancada. Em uma tarde ensolarada de sol basta apenas subir uma rampa e pronto, estamos no posto mais alto da arquibancada. A visão do alto é muito boa e assistir a partida a céu aberto em um estádio enorme é uma sensação diferente de ver partidas nas famosas e atuais arenas. Uma das grandes duvidas era se a visão para o campo seria difícil de muito longe. Particularmente consegue ver o jogo sem problemas, não achei assim tão longe a visão dos jogadores para mim na arquibancada. O grande problema do Morumbi é quando chove, e acabai pegando um dia de forte chuva, o que causou alagamento no chão, e assim precisei ficar de pé em cima do banco para não ter meus pés mergulhados com a água. No dia em que conhecei o Morumbi, havia 50 mil torcedores e bandeirão sendo mostrado pela torcida Mancha verde, ajudando a me levar a ter uma experiência inesquecível. O Morumbi é u sobrevivente do futebol raiz, e gostei muito da experiência de assistir uma partida nesse local

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA