Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Rafael Matos, o novo talento brasileiro nas duplas

quinta-feira, 14 de março de 2024

Não é segredo para ninguém que o tênis brasileiro esta em busca de um ídolo, já que desde os tempos de Gustavo Kuerten passamos a ter pequenos lampejos e poucos títulos de nossos tenistas nacionais. Apesar de em simples termos grande dificuldade de emplacar novos nomes, é nas duplas que sempre tivemos ótimos resultados nos últimos anos. Tanto Bruno Soares como também Marcelo Melo já foram campeões de Grand Slam em duplas, e Melo já foi o número da categoria do ranking da ATP. Acontece que enquanto Bruno se aposentou e Marcelo esta na reta final de carreira, era necessário que um novo duplista brasileiro viesse a ter sucesso. Assim surge o gaúcho Rafael Matos, mostrando ótimos resultados e conquistando títulos em diversos torneios do mundo.


Rafael Matos até tentou jogar simples, como todo tenista que inicia a carreira no esporte, mas logo percebeu que na verdade o seu jogo se encaixaria melhor jogando em duplas. Já no juvenil ele junto com o brasileiro João Menezes, acabou ficando com o vice campeonato do U.S Open de 2014, mas foi só em 2019 que eles estreou em uma chave de duplas da ATP, no Brasil Open jogando com Igor Marcondes. Como um amante do tênis, sempre acompanhei a jornada dos tenistas nacionais pelo mundo, e logo Rafael Matos chamou a minha atenção, tanto pelo estilo de jogo como também pelos resultados que ele foi conseguindo alcançar. Jogando no nível Challenger o gaúcho conseguiu vencer onze torneios até o atual momento, sendo  campeão ao lado de nomes como Felipe Meligeni, Orlando Luz e David Vega. Podemos destacar alguns deles, como os títulos em Campinas, Bordeux, Romênia, Itália, Punta Del Leste e tantos outros. Acontece que Rafael queria mais, e conseguiu ter ranking para jogar os torneios de nível ATP.

Foi a partir de 2021 que começamos a ver o tenista nos grandes palcos do tênis, chegando a jogar Grand Slam e também os Masters do circuito mundial. O seu parceiro mais vitorioso foi com David Vega, mas ele também teve bons resultados com o brasileiro Felipe Meligeni. Juntos, os dois brasileiros venceram o Chile Open e em Córdoba na Argentina. Mas foi com o espanhol David Vega os seus principais resultados nos torneios da ATP. Juntos eles venceram em Marrocos, Bulgária, Suécia, Mallorca, sendo esse último um torneio de grama. Rafael chamou a atenção da equipe brasileira, e passou a ser um integrante fixo do Brasil na Copa Davis. Mas sem dúvidas o seu principal título foi em duplas mistas, jogando ao lado da indiana Sania Mirza venceu o Australian Open de 2023. Rafael mostra que ainda tem muito tênis pela frente e uma evolução enorme pela frente. O seu último torneio conquistado foi nessa temporada, ao vencer o Rio Open ao lado do colombiano Nicolás Barrientos. Foi a primeira vez que um tenista brasileiro conseguiu vencer um troféu no Rio Open. Muita coisa espera por Rafael Matos ao longo do ano, e ele se torna uma realidade no circuito mundial, sendo uma esperança brasileira para bons resultados pelas quadras do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA