Uma das bandas mais importantes do cenário do rock brasileiro lançou o seu primeiro álbum em 1983, sendo muito importante para a onda que o rock nacional dos anos oitenta. Com um rock leve, experimentações de guitarra e letras que falavam sobre amor e cotidiano jovem, os Paralamas do Sucesso conseguiu atingir em cheio os fãs de música, que estavam carentes por bandas de língua portuguesa, que conseguiam refletir os jovens daquela época. Após o envio de uma fita Demo para uma rádio carioca, a banda estourou e conseguiu lançar o seu primeiro disco, que contava até mesmo com uma versão de uma famosa banda de Brasilia, chamada Aborto Elétrico, que tinha Renato Russo como vocalista.
A mistura de gêneros que o Paralamas apresentava era um ponto positivo, com a banda trazendo o New Wave, rock e até mesmo o Reggae junto em suas canções. Era nítido também a inteligência das letras, assim como também a performance vocal de Herbert Vianna. Tudo começa com "Vital e sua moto", que acabou se tornando o grande hit de sucesso dos Paralamas, sendo um dos hinos do rock brasileiro, com a letra falando sobre o jovem Vital e suas aventuras com sua moto. O interessante é que Herbert avisa no final da canção que os Paralamas vão cantar na capital. "Foi o mordomo" nos traz um ska bem agitado e rápido, com uma letra que usa do humor, com um refrão que fica grudado na mente e é bom de se cantar. Uma outra música que virou hit foi "Cinema mudo", que trata a respeito do amor jovem, sendo um reflexo dos relacionamentos daquela juventude. A força do punk aparece em "Patrulha noturna", falando sobre a opressão que o jovem sofria da policial, mas de forma mais leve.
O álbum segue com o instrumental chamado "Shopstake", com um estilo progressivo. O bom humor retorna com "Vovó Ondina é gente fina", sendo um blues que nos lembra o rock da cantor Rita Lee. A letra é uma homenagem a avó de Bi Ribeiro, que deixa os integrantes ensaiarem as músicas na casa dela. A canção "O que eu não disse" tem a presença do cantor Lulu Santos e a letra teve a participação de Renato Tudo na sua escrita. O brasiliense volta ater participação no disco de estreia dos Paralamas, com a música "Química", muito famosa por ser uma gravação da antiga banda de Brasilia, Aborto Elétrico, que era forma por Renato e integrantes do Capital Inicial. A letra é um punk que fala sobre as obrigações da juventude, e que ele não sabe nada sobre química. "Encruzilhada" faz uma metáfora sobre os problemas do Brasil e o fato de passar mal por conta de uma feijoada. O álbum se encerra com a música "Volúpia", um rock mais tropical, em um estilo que na década anterior fez muito sucesso. Com o "Cinema mudo", começava a longa jornada dos Paralamas do Sucesso no rock nacional.


Nenhum comentário:
Postar um comentário