Após uma década de noventa em que o ator Keanu Reeves fez muito sucesso com diversos filmes de ação, colocando o seu nome entre os mais famosos da industria do cinema, no início da década de dois mil vimos o ator investindo a sua carreira em um outro gênero, do romance. Hoje falaremos de uma dessas produções, que foi lançada em 2001, em parceria com a atriz Charlize Theron, uma das atrizes mais belas de Hollywood. "Doce novembro" na verdade é um remake de um filme lançado em 1968, que também foi baseado em uma peça de teatro. O tema central da trama é fazer uma reflexão sobre uma vida materialista de um homem e uma vida despreocupada de uma mulher.
A história nos mostra o publicitário Nelson, que é muito vidrado em seu trabalho, vivendo uma vida controlado nos mínimos detalhes, em que tudo envolve uma existência no mundo capitalista do trabalho e ganhos financeiros. A vida de Nelson muda quando ele conhece Sara, que é uma mulher espontânea e sempre com muita disposição de viver, sem se importar com as consequências, querendo apenas curtir cada momento. O pior acontece para o publicitário, que mesmo enregando muito o trabalho, acaba sendo demitido. Sara o convida para morar com ela durante o mês de novembro. O objetivo de Sara é curar as pessoas, que são escravas do mundo capitalista, mas com a regra de nunca se apaixonar pelas pessoas que ela ajuda. Com a convivência e com um novo estilo de vida, Nelson acaba se apaixonando por Sara. Uma das cenas mais legais do filme é quando Sara leva Nelson para andar de bicicleta, o ensinando a apreciar o momento e a beleza da vida.
Tudo parecia caminhar muito bem e Nelson parecia ter encontrado o modelo correto e livre de se viver, ao lado da mulher que ama. É quando a verdade acaba sendo revelada, pois ele descobre que Sara está com câncer terminal, e é por isso que ela escolheu viver seus últimos momentos ajudando pessoas a ver a beleza da existência, e assim, a cada mês troca de pessoa, para que seu escolhido viva melhor. Nelson fica frustrado com a situação e com a finitude tão clara e próxima da vida da mulher que amou. O clímax da trama ocorre quando Sara se despede de Nelson, já que o mês de novembro acabou e ele precisa seguir em frente, enquanto ela pode ajudar mais alguém no pouco tempo que lhe resta. Isso nos mostra como o protagonista precisa lidar com a aceitação daquilo que ele não pode controlar, seguindo em frente com sua vida, mas agora, vendo tudo de forma diferente. Apesar do casal principal não terminarem juntos e o tom triste, o roteiro também busca nos mostrar que é possível mudar a nossa visão de vida, passando a enxergar e viver a existência da maneira que ela merece ser vivida.


Nenhum comentário:
Postar um comentário