Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O protesto da geração Z no Nepal

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Não é apenas o Brasil que passa por momentos de muita turbulência na politica nacional. Bem longe daqui, lá no Nepal, vimos no último mês um protesto bastante intenso e com muita dose de violência, fogo e revolta, em que os nepaleses tinham como objetivo uma mudança completa em seu governo. Descontentes com a forma que o Nepal estava sendo conduzido, a revolução veio dos jovens da tal geração Z, que apesar de serem considerados fracos e vidrados na internet, possuem um pensamento diferente da geração passada, e com muita atitude, causaram mudanças no Nepal.


Em setembro de 2025 o Nepal viveu o maior protesto vindo dos jovens nos últimos anos, em uma luta dos jovens da geração Z contra a corrupção, nepotismo e repressão do governo. Hoje em dias as redes sociais são determinantes na divulgação de noticias e na formação de opiniões. Sabendo dessa força, o governo do Nepal bloqueou vinte e seis plataformas das redes sociais no país, em uma tentativa de calar a oposição. Junta-se a isso o fato do crescimento do número de desemprego no país, levando os jovens a não terem oportunidades de trabalho. A geração Z viu nisso a união com o grandes crescimento da corrupção, fazendo com que a revolta viesse a acontecer. A matemática é simples, enquanto a população nepalesa sofre, os políticos esbanjam oportunidades e uma boa vida. Com isso, os jovens foram para as ruas protestar, tendo um grande embate com a policia, que causou a morte de alguns manifestantes.

Após tanta briga e fatalidades, os protestos escalaram, aumentando o nível de revolta da população. No dia 9 de setembro os manifestantes incendiaram o parlamento federal, com imagens que rodaram pelo mundo inteiro. No mesmo dia, o primeiro ministro, Oli, renunciou o seu cargo, mas ainda assim, os manifestantes não estavam satisfeitos, e assim, toque de recolher foi dado no país e o exército foi para as ruas para conter os jovens. Os manifestantes começaram a invadir a casa dos políticos, e muitos deles tiveram que escapar as pressas, enquanto outros foram capturados. O resultado foi uma mudança total no governo, com um novo partido assumindo o Nepal, estando agora na liderança da ex chefe da justiça, Sushila Karki, sendo a primeira mulher a liderar o país, mesmo de forma interina. Isso não significa que agora o Nepal está em paz ou que o novo governo será a salvação do país, até porque, em 2026 espera-se novas eleições, o que pode vir também com novos protestos. O que esse fato ocorrido no Nepal nos mostra? Que a geração Z não deve ser desmerecida e que eles estão atentos a tudo o que acontece, ainda que a forma do protesto acabou sedo muito violenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA