O mundo da fotografia sempre causou coisas boas no imaginário popular, já que a arte de bater, revelar e visualizar fotos sempre fez parte da vida das pessoas. Talvez a Kodak seja a empresa que melhor representa esse universo da fotografia, que teve um grande auge e sucesso, mas que acabou sendo vitima da modernização, não conseguindo se adaptar aos novos tempos. A fundação da empresa ocorreu em 1888, por George Eastman e Henry A. Strong, e conseguiu ser a número um do mundo das fotografias em todo século vinte. A ideia de Eastman é que ele gostaria de fazer a fotografia vir a ser acessível para todas as pessoas, e não apenas para os profissionais.
Já em 1888 ocorreu o lançamento da primeira máquina fotográfica da Kodak, que era um dispositivo fácil de se usar, d maneira portátil. Existia um slogan muito famoso, que dizia "Você aperta o botão, nós fazemos o resto", sendo o grande marketing e apresentação filosófica do lançamento. Era comum que as pessoas usassem as máquinas Kodak, ou com o passar do tempo, que viessem a usar seus filmes para as revelações das fotos. Além do lançamento da maquina, Eastman também criou um rolo de filme flexível, substituindo as pesadas e frágeis chapas de vidro da época. Com essa inovação, foi notório a forma como a Kodak se popularizou na sociedade. Um outro lanamento importante da empresa foi a máquina chamada Brownie em 1900, que aumentou ainda mais a acessibilidade da marca. Anos mais tarde, o filme colorido Kodachrone se tornou um padrão de qualidade, tanto para profissionais como também para amadores.
Ao longo do século a Kodak desfrutou de um enorme monopólio dentro dos Estados Unidos, controlando 80% do mercado, ganhando da sua rival Fujifilm. O interessante é que o que viria a derrubar a empresa anos mais tarde, foi inventada por ela mesmo. Falo da câmera digital, lançada pela Kodak em 1975. Os donos da empresa achavam que o modelo digital iria acabar com seus lucros com os filmes, e por isso engavetou o projeto. Os rivais também acabaram entendendo que o digital seria o novo mundo, e as empresas Fujifilm, Sony e Canon apostaram tudo na nova tecnologia. O novo século trouxe as câmeras digitais como o melhor que se havia no mundo das fotos, e logo a Kodak entrou em crise, sofrendo prejuízos financeiros, chegando a demitir milhares de funcionários. Com dividas, a Kodak abriu falência, marcando o fim de uma Era. Apenas em 2013 a Kodak buscou mudar, partindo para novos mercados, como embalagens produtos químicos. A queda da Kodak nos mostra que não podemos rejeitar a modernidade e a inovação, pois o perigo é ser apagado pelo tempo.


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