O livro coreano foi escrito por Kim Ho-Yeon e veio a se tornar um Best-Seller, quando lançado em 2023, tocando em assuntos importantes, como a humanidade, a generosidade e o perdão. A obra foi escrita após a pandemia da Covid, e inclusive esse acontecimento é descrito no livro. Em tempos onde os seres humanos vivem uma vida competitiva, onde u quer ser melhor do que o outro, e o que vale é a grana e o sucesso, "A inconveniente loja de conveniência" acaba sendo um protesto contra tudo isso, mostrando que o valor da vida não se encontra em coisas, mas nas relações e na alegria de poder vir a ajudar o próximo. Falando sobre segunda chances, a obra nos mostra que as soluções podem estar bem ao nosso lado.
Tudo começa com a senhora Yeom, que é dona de uma loja de conveniência pequena em uma cidade coreana. Ela acaba perdendo a sua bolsinha na estação de trem, e acaba sendo surpreendida quando um homem morador de rua liga para ela, querendo devolver o seu pertence. Yeom vai até a estação e vê que o homem é uma pessoa enorme e que acaba até mesmo se envolvendo em uma briga para proteger a sua bolsinha. Após a devolução, Yeom leva o homem para comer na sua loja, e acaba por contratá-lo para trabalhar para ela no turno da noite. A principio, o homem não sabe seu passado ou o seu nome, e acaba se chamando de Dok-Go. Aos poucos ele vai evoluindo, aprendendo a lidar com os clientes com o treinamento da jovem Shihyeon, que o ajuda a lidar com a tecnologia e lidar com os clientes difíceis. Enquanto isso, vemos que Yeom tem problemas com seu filho Min-Shik, que quer que a mãe venda a loja e invista em seus sonhos fracassados. A filha dela, já casada, vive uma vida cada vez mais distante da mãe. Yeom mantém a loja, pois sabe que ela é importante para a vida financeira dos funcionários, mesmo que ela mesmo não ganhe tanto dinheiro.
Com o desenrolar da história, vemos que Dok-Go tem a capacidade de ajudar as pessoas com sua palavras e ideias, incentivando Shihyeon a criar um curso na internet para ensinar atendentes da loja de conveniência, que leva ela até mesmo a ser supervisora em outra loja. Yeom, como sempre, também não impede seus funcionários de crescer, sempre os levando a buscar algo melhor. Tudo é muito leve nessa obra, assim como Dok-Go, que ajuda um homem a vencer suas crises e seu vicio em bebida, e a garota Ingyeong, que sonhando em ser uma escritora, vê na história de Dok-Go uma oportunidade de criar uma peça de teatro. A chegada da Covid também é mostrado, assim como o medo e o distanciamento que a doença causou nas pessoas. Revoltado, Min-Shik contrata o investigador Kwak a buscar informações sobre o passado de Dok-Go, e ele acaba descobrindo do próprio homem a verdade. Nos meses que trabalhou na loja, da qual ele mesmo apelidou de inconveniente, recuperou sua memória. Ele se lembrou que era um médico bem sucedido, mas que após ver uma garota morrer por conta da ganancia do chefe, perdeu sua família e frustrado foi morar como mendigo na rua. Buscando uma segunda chance, Dok-Go se despede da loja, querendo ir atrás de sua esposa e filha, enquanto busca o perdão pelos erros do passado. Sempre muito solicita, Yeom concorda, enquanto que Kwak, vindo também de uma vida frustrada, passa a trabalhar na loja de conveniência em seu lugar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário