Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

2008, o tetra campeonato do Futsal brasileiro

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Demorou muito para o Brasil voltar a ganhar a Copa do mundo de Futsal, já que a última conquista havia sido em 1996. A Espanha apareceu como uma força na categoria, desenvolvendo o futsal no país, investindo em um bom campeonato, e assim, conquistou o torneio mundial em 2000 e também em 2004, sendo um dos grandes rivais do Brasil ao longo dos anos. A seleção brasileira precisava dar uma reposta, e 2008 era o ano da retomada, de voltar ao topo do futsal. Para melhorar as chances, o torneio mundial de 2008 foi realizado em solo brasileiro, e com o apoio da torcida, nossa seleção conquistava o seu quarto troféu mundial.


A seleção brasileira vivia uma nova fase, sem os nomes que fizeram história, como por exemplo Manoel Tobias. Outros nomes surgiam e o nosso principal jogador era o habilidoso ala Falcão, muito conhecido por seus dribles e lances que enchiam os olhos dos torcedores. Além deles, o time ainda contava com outros ótimos jogadores, como Lenisio, Schumacher e o goleiro Franklin. Já na estreia, o time verde e amarelo goleou o Japão pelo placar de 12 a 1, sem nenhuma dificuldade. Seguindo a campanha, o Brasil fez algo histórico, ao golear Ilhas Salomão por 21 a 0. Contra a Rússia, uma nova vitória por 7 a 0, com grande parte do elenco balançando as redes. A seleção brasileira encerrou a primeira fase goleando dessa vez a seleção de Cuba por 9 a 0. Na segunda fase do torneio, em um novo grupo, o Brasil ganhou de 1 0 do Irã, com gol marcado por Schumacher. Ele também foi destaque na vitória contra a Itália por 3 a 0. Garantimos a classificação em um jogão contra a Ucrânia, em que triunfamos por 5 a 3.

Seguindo com o protocolo do torneio, os dois melhores de cada grupo da segunda fase formaram a fase semi-final, onde o vencedor estaria com presença garantida na grande final da Copa do mundo. O reencontro brasileiro acabou sendo com a Rússia. A dupla Falcão e Schumacher foram os destaques da vitória por 4 a 2, colocando a seleção brasileira novamente na final, onde enfrentaria a Espanha, mas com o apoio total da torcida, que lotou o ginásio do Maracanãzinho. O público viu um jogo muito disputado e com fortes emoções, com o campeão sendo definido apenas nos pênaltis, algo inédito no mundial do futsal. Marquinhos abriu o placar para o Brasil, mas logo em seguida Torras empatou. O Brasil voltou a ficar na frente com Vinicius, mas novamente, após dois minutos, a Espanha empatava com Alvaro. Com o empate, Brasil e Espanha foram para as penalidades, e novamente tivemos muitas emoções, com a Espanha perdendo o pênalti decisivo. Com isso, o Brasil conquistava novamente o título mundial, voltando ao topo e impedindo que os espanhóis ganhasse o terceiro troféu seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA