Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Suzume

domingo, 26 de maio de 2024

Makoto Shinkai esta novamente com uma obra animada muito bonita, e com um roteiro que traz mensagens através da trama apresentada. "Suzume" tem a mesma fotografia dos filmes anteriores de Shinkai, com uma trilha sonora excelente, nos levando a nos conectarmos rapidamente com toda essência que o diretor vem apresentando a muitos anos. A protagonista da história se chama Suzume, que acaba se envolvendo em uma grande aventura pelo Japão. Existe uma inspiração para o roteiro, que é o do terremoto que assolou o país em 2011. Sendo assim, Shinkai usa os desastres japoneses para fazer diversas analogias ao longo do filme.


Tudo começa com a jovem Suzume, que estava vivendo mais um dia normal em sua vida, quando de repente aparece um cara chamado Souta, que estranhamente esta atrás de uma uma ruina onde se localiza uma porta. AO segui-lo, Suzume vê uma porta com muita energia saindo de dentro dela. Com muita resistência e dificuldade, Souta consegue abrir o portal. Na verdade, cada porta é um local onde desastres podem acontecer na cidade, e o objetivo dele é fecha-las para que não ocorram calamidades. Tudo piora quando o garoto acaba se transformando em uma cadeira, e agora a garota Suzume precisa ir pelo Japão para fechar as mais diversas portas, impedindo assim que a destruição assole o Japão. Tudo acontece muito de repente e demora um pouco para nos ajustarmos com aquilo que a história quer nos apresentar. Com o desenrolar da trama passamos a gostar do roteiro e embarcarmos dentro dessa viagem, que acaba sendo um road movie dos personagens.

Os desastres que vieram sobre o Japão mudaram a forma de Makoto Shinkai trabalhar em suas obras, trazendo esse tema sempre a tona, buscando mostrar que é importante salvar as pessoas. Suzume e Souta também acabam tendo a companhia de um gato misterioso durante a missão. Quando se fala sobre fechar portas, Shinkai também esta falando sobre fechar os traumas de nossa vida, pois se eles ficarem abertos, podem causar um estrago em nossa vida. A cada terremoto que vem sobre o país, Suzume corre para buscar fechar as portas, impedindo assim que um desastre ocorra. Ao longo da viagem , diversa pessoas também os ajudam a lidar com os problemas, mostrando que não da para enfrentar as crises dessa vida sozinho. De fato, "Suzume" acaba sendo muito poético, apesar do humor com uma cadeira sendo um dos personagens, algo que acho a parte chata da trama. Tudo é feito de forma muito bonita, mostrando personagens querendo salvar o Japão, enquanto descobrem o amor e também acabam lidando com os próprios traumas em suas vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA