Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Klopp e Liverpool, o fim de uma Era

quinta-feira, 30 de maio de 2024

O treinador alemão Jurgen Klopp esta se despedindo do time do Liverpool, após nove anos treinando uma das equipes mais tradicionais da Inglaterra. Quando ele anunciou no inicio da temporada que esse seria o seu ultimo ano no clube, muitos foram pegos desprevenidos. O alemão quer tirar um tempo sabático, após tanto tempo dedicado ao futebol de alto nível, assim como Guardiola fez anos atrás, quando ficou um ano sem treinar uma equipe após deixar o Barcelona, para em seguida assumir o Bayern de Munique. Enfim, a saída de Klopp representa o fim de uma Era, onde ele conseguiu colocar o Liverpool no topo da Premier League novamente, levando o seu time a voltar a ser relevante no cenário europeu. Com isso, Klopp também provou que era um dos melhores treinadores do mundo.


Quando Jurgen chegou ao Liverpool em 2015, encontrou uma equipe que estava sempre perto de vencer, mas não conseguia chegar no alvo. Para termos uma ideia, o time nunca havia sido campeão na nova Era da Premier League, tendo os seus grandes feitos e história como algo dos anos setenta e oitenta. Mesmo com o Liverpool tendo vencido uma Champions League uma década antes da chegada do alemão, isso foi visto como algo extraordinário, que dificilmente aconteceria novamente. Enfim, Klopp vinha do Borussia Dortmund, onde travou uma grande rivalidade com Guardiola, conseguindo deter o espanhol ao levar o seu time a ser campeão da Bundesliga e da Copa da Alemanha. Além disso, Jurgen também tinha levado o Borussia para a final da Champions League. O objetivo do técnico era levar o Liverpool a voltar a ser protagonista do mundo do futebol. Já me sua primeira temporada acabou ficando com o vice campeonato da Copa da Liga inglesa, ao perder nos pênaltis para o Manchester City. Em 2018, mais um grande feito, quando conseguiu levar o seu time ao vice campeonato da Champions League, após perder a final para o Real Madrid.

E os títulos? Sim, eles começaram a vir com Klopp tendo tempo para trabalhar o seu time, contando com o poderoso trio de ataque formado por Mané, Firmino e Salah. Talvez a grande perca para ele tenha sido do brasileiro Coutinho. Mas convenhamos, o brasileiro perdeu muito mais com a sua saída da equipe inglesa do que Jurgen. Com o famoso futebol rock and roll, com o time sempre atacando na vertical e usando a marcação sob pressão pós perca da bola, 2019 acabou sendo o grande ano do trabalho de Klopp no time. O principal troféu do Liverpool foi o título da Chapions League, seguido da Supercopa e do Mundial de clubes. Em 2020, Klopp finalmente conseguiu vencer Guardiola nos pontos corridos da Premier League, levando o Liverpool a finalmente vencer o campeonato nacional, algo muito difícil de conseguir, ainda mais contra o Manchester City do treinador espanhol. Em 2022 mais três conquistas, da Copa da Liga inglesa, Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra. O último título do alemão em solo inglês acabou sendo a Copa da Liga inglesa de 2024, fechando com chave de ouro sua trajetória. Klopp é conhecido por ser muito próximo dos torcedores e respirar intensamente a vida do clube desde a sua chegada. Jurgen sempre buscou mostrar que seu coração era vermelho e termina a sua trajetória recolocando o Liverpool no cenário mundial e dando a primeira Premier para o clube. Sem dúvidas, Klopp marcou a história do clube e deixara saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA