Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Coldplay- X&Y

sábado, 8 de junho de 2024

Existe duas fases da banda inglesa, que são dividas entre antes e depois do álbum "X&Y", lançado em 2005. Anteriormente as músicas do Coldplay eram mais redondas, com os ouvintes já sabendo o que esperar e de onde viria as partes melódicas e refrãos marcantes. Agora, em seu novo disco, os ingleses fizeram uma produção que marcou a identidade da banda para o grande público. Se hoje vemos o Coldplay fazendo grandes shows, sendo cada um deles um evento, muito se deve ao lançamento de "X&Y". Ainda temos músicas melódicas, mas em um tom diferente, mais grandioso. Aqui vemos maturidade tanto nas letras como também na parte sonora da banda.


Nas novas canções a banda aposta bastante em instrumentos que fazem com que o som das músicas tomasse uma grandeza em suas apresentações. Estou falando dos sons de guitarras e também do uso do piano. Isso já é notável na primeira canção, chamada "Square one", que traz também um estilo mais futuristico, com a letra falando sobre o futuro ser uma jornada para ser descoberto. "What if" já é mais reflexiva e cheia de pensamentos filosóficos. Já em "White shadows" temos uma música mais dançante e agitada. Se no primeiro disco o Coldplay fez tudo certinho e no segundo trouxeram grandes sucessos, aqui eles buscam ser uma banda grande e com letras mais profundas. Um dos grandes hits da banda, sem dúvidas é "Fix you", que fala sobre esperança em dias que são dificeis. O clipe musical também foi um grande sucesso na época em que a MTV tinha grande aceitação do público. Gosto muito da canção "Talk", que traz guitarras mais melódicas, com a letra falando sobre a importância de conversar e ser escutado.

Muitos se perguntam sobre o nome do álbum, que o vocalista Chris Martim diz ser uma mensagem sobre os pontos altos e baixos da vida. As letras serem mais filosóficas também retratam o nome do disco, já que as incertezas da vida também podem estar relacionados a questão de letras distintas. A própria canção "X&Y" traz esse tema, ao fazer diversas metáforas em sua letra. Outro hit do Coldplay é "Speed of sound", que é muito bem executada e com um lindo refrão. "A Message" também é muito bonita, sendo acompanhada por um violão e uma letra que traz uma mensagem de amor. Uma outra ótima canção melódica é "The Hardest part", que é muito bonita. De fato a banda consegue criar ótimas composições e com lindos acordes e melodias. A prova disso é que o tom se repete em "Swallowed in the sea". Tudo muda de tom com a agitada e mais futurística "Twisted logic". Por fim, temos a ótima "Til kingdom come", que fala sobre espera e sobre o amor, que acaba sendo considerada por muitos uma canção com elementos cristãos. Uma coisa é certa, a partir desse disco, temos um novo Coldplay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA