Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Gorenjer, o primeiro Super Sentai

domingo, 19 de maio de 2024

Os Tokusatsu são uma dos gêneros mais famosos criados pelo Japão, e dentro desse estilo temos diversos gêneros, entre eles as equipes Super Sentai.  Esse genero consiste em uma equipe de heróis que vestem roupas coloridas para combater alguma organização inimiga. Foi através do sucesso dos Super Sentai que os americanos da produtora Saban viram uma oportunidade para criar a sua própria equipe, criando assim os famosos Power Rangers, que aproveitavam as cenas de lutas japonesas para apenas usar os seus atores americanos nas cenas sem as vestimentas. Tudo isso começou com o Gorenjer, lançado em 1975, se tornando um sucesso na televisão japonesa.


Conhecidos como o esquadrão secreto Gorenjer, a equipe era formada por um grupo chamado Eagle, que possuía integrantes que usando roupas especiais protegiam a Terra contra o Exercito da cruz negra. O objetivo dos vilões era o de dominar a Terra, tendo a liderança do cruel Fuhrer da cruz negra. As filmagens do Tokusatsu seguem aquilo que a tecnologia da época poderia produzir, então não temos grandes efeitos especiais nas lutas e combates. Existe também um espaço para a comédia, como por exemplo  o Gorenjer amarelo, que é viciado em comida, chegando as vezes a deixar uma missão de lado por conta de um prato de comida. Cada Gorenjer possuía sua técnica especial, como por exemplo o verde que tem habilidades com bumerangues e a rosa que é uma especialista em bombas. Os Gorenjer são liderados pelo chefe Gonpachi, que para não levantar suspeitas, faz a base secreta ser em baixo de um restaurante, com eles sendo um chef de cozinha disfarçado. Para compor as armas de batalha, o time Super Sentai ainda contavam com equipamentos como veículos de combate.

O líder da equipe é o ranger vermelho, chamado Tsuyoshi Kaijo, que ganha o nome de Akaranger. A série não esconde o seu drama, tendo inclusive a morte do ranger amarelo, em um dos momentos mais dramáticos do seriado. Gorenjer teve 84 episódios que fizeram muito sucesso no país nipônico, tendo inclusive a criação de uma adaptação em mangá na Shonen Sunday e mais seis filmes especiais, que seguia a história contada na série original. As roupas usadas pelos personagens são bastante caricatos, que acabam sendo muito brega nos dias de hoje, mas que naquele tempo conversava com o público alvo. Com o desenrolar dos episódios vemos a equipe se desenvolvendo, inclusive em equipamentos, para poderem lidar com outro vilão que surge no meio da trama. Os vilões da cruz negra são compostos por diversos generais, que acabam travando muitas lutas contra os heróis. Gorenjer ainda não era chamado de Super Sentai, mas já possuía elementos que veríamos nos anos seguintes em outras séries, como as explosões, lutas nas pedreiras japonesas e a briga contra organizações de vilões vindo de outro planeta. Mesmo com muita simplicidade, Gorenjer esta no coração dos seus fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA