Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O ouro do vôlei masculino em Atenas 2004

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Já faziam duas olimpíadas que a seleção masculina de vôlei havia vencido o ouro olímpico, passando então por uma mudança de gerações, tendo o treinador Bernardinho como o líder da equipe. Ele mesmo que já havia feito parte da geração de prata do vôlei nacional, tinha agora a possibilidade de finalmente ter ima medalha de ouro em seu peito. O que vimos foi uma geração sensacional, de jogadores dominantes e campeões de tudo o que participava. Incrível como esses atletas seguem em nossa memória mesmo após tantos anos. Estou falando de jogadores como Giba, Serginho, Mauricio, Dante. O elenco ainda contava com o experiente e já medalhista de ouro Giovane e com o retorno de Nalbert, que voltou de uma grave contusão, a tempo de jogar a competição.


Para termos uma ideia de como o time do Brasil era forte naqueles anos, em quinze competições disputadas, a seleção brasileira foi campeã por doze vezes, chegando como o time favorito para conquistar as Olimpíadas de Atenas em 2004. O Brasil havia parado nas quartas de final tanto em Atlanta 96 como também em Sidney 2000, e estava disposta a quebrar o ciclo sem medalhadas da categoria. Bernardinho vinha da seleção feminina de vôlei, onde conquistou o bronze nas duas edições anteriores. Atenas era então o momento de conquistar o topo, tanto para o elenco como também para seu treinador. Os jogadores precisavam lidar com a pressão por serem favoritos e já na estreia sentiram esse peso, ao começarem perdendo o primeiro set contra a Austrália, mas virou na vitória por 3/1. Em seguida vieram dois fortes adversários, a Itália e a Holanda, que acabaram sendo derrotados pelo Brasil. O principal rival brasileiro, a Rússia, foi batida por 3/0, onde Bernardinho disse que foi a melhor atuação da equipe brasileira nessa edição das olimpíadas.

A única derrota do Brasil na primeira fase foi contra os Estados Unidos, quando Bernardinho colocou uma equipe reserva. Mas quando a fase eliminatória começou, a seleção brasileira estava pronta para encarar os principais adversários com o time principal. Nas quartas de final, o desafio foi contra a Polônia, onde o Brasil precisava superar o trauma das últimas eliminações. Giba e André foram os destaques na vitória por 3/0. A semi final trouxe a revanche contra os Estados Unidos, e dessa vez o Brasil não deu chance para o azar. Mias um 3/0, com os americanos não resistindo ao talento brasileiro., com Dante sendo o principal pontuador, seguido de Giba, o grande nome do Brasil nas Olimpíadas. A final foi entre os rivais Brasil e Itália, que já entraram em quadra com olhares provocadores. O primeiro set foi brasileiro, mas os italianos venceram no segundo set. A partir de então o Brasil dominou e se mostrou superior, vencendo a Itália por 3/1, conquistando assim o bi campeonato olímpico. Giba foi escolhido como o MVP da competição, em um time que era nítido que a principal força vinha da união do grupo, liderados pelo talento de Bernardinho como treinador. A medalha de ouro em Atenas veio para consagrar uma geração vencedora do vôlei masculino brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA