Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Toda informação, em todo o tempo, em todo o lugar

domingo, 19 de maio de 2024

Hoje em dia temos muitas informações disponível. Talvez você não saiba, mas você tem muito mais informação do que um rei do século passado. Tudo acontece muito rápido, as noticias estão a acesso de apenas um clique. Não sei se você viu, mas existe um documentário chamado "O dilema das redes", mostrando o como é perigoso tantas redes sociais, tanta tela e tantas pessoas vidradas apenas nesse ambiente tecnológico. Um dia passei na rua de uma quadra de futebol que jogava durante a minha adolescência. Não tinha nenhum jovem ali, apenas os mais idosos fazendo uma caminhada. Os jovens deviam estar na frente de um vídeo game, de um rede social ou respondendo mensagens no Celular. Mas como chegamos nesse ponto? O que houve com a nossa mente?


Falo por mim mesmo, tenho muitas dificuldades de repetição de conteúdo. Se assisti um filme, provavelmente não irei velo novamente, pois na minha mente é como se eu estivesse perdendo tempo ao repetir, sendo que eu poderia aproveitar vendo uma produção nova. E sim, os streamings nos entregam um novo conteúdo todos os dias. Sempre temos uma série nova, um filme novo, um livro novo. E se você não consome o conteúdo parece que esta ficando para trás. Esse Blog mesmo é uma reunião de conteúdos que consumi. E olhando, de fato são muitas coisas lidas, assistidas e acompanhadas. Em um nível e em uma quantidade muito maior do que a dez anos atrás, quando iniciei o projeto. Me lembro de quando poderia ler o mesmo livro várias vezes sem problema algum, ou então quando ia na locadora alugar uma "fita". Eu assistia a mesma produção no dia em que alugava e depois antes de entregar, e não me enjoava. Isso é impensável nos dias de hoje, pois se repito o mesmo episódio de algo, acabo por perder a mais nova novidade.

Te confesso que muitas vezes a minha mente fica acelerada, devido ao excesso de informação e de escrever tanto. Como lidar então com esse novo tempo em nossa geração? Precisamos entender que temos um corpo, e assim como a nossa mente esta sendo exercitada, o nosso corpo também precisa. Procure correr, praticar um esporte e você verá como essa velocidade em nossa mente ira diminuir. Uma outra estratégia é a de se relacionar com as pessoas, olhar no olho. Quer mais uma dica? Que tal apenas fazer uma caminhada e observar as coisas ao seu redor? Faz um bem danado. O título desse texto faz referência ao filme "Tudo, em todo lugar ao mesmo tempo", pois é exatamente isso que estamos vivendo em nosso dias. Tudo esta pegável, as pessoas tem pressa. Ninguém gosta de ficar preso por muito tempo e concentrado, pois logo se pega o Celular para ficar olhando. É comum, mas não é normal. É impensável ficarmos uma semana sem Celular, e pior que isso, hoje é uma ferramenta essencial para comunicação. Infelizmente muitos ficam preso na tela e esquecem do que ocorre ao redor. O mundo esta rápido, os dias passam sem percebemos. O planeta é o mesmo de cinquenta anos atrás, o problema é que o excesso de informação faz tudo parecer mais rápido. Que possamos viver sem sermos escravos de telas e conteúdos. Que saibamos dizer "Não" e vivermos a liberdade. Ócio não é ruim, tédio as vezes pode ser renovador. Em tempos de informação, experimente as vezes ficar quieto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA