Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Gran Turismo, o começo de tudo

sábado, 31 de maio de 2025

Quando jogo vídeo-game, dois tipos de jogos me atraem. Primeiro os jogos de futebol, já que sou um apaixonado pelo jogo dominado pelos brasileiros. O outro estilo de games que me atrai são os de corrida, e da nova geração um dos melhores, se não o mais conhecido se chama "Gran Turismo", que tem a ideia de vir a ser um simulador de corrida. A marca já se tornou uma franquia, criou pilotos profissionais e se tornou um grande sucesso comercial. Mas precisamos nos lembrar que as coisas não começaram assim, pois no ano de seu lançamento as coisas estavam se engatinhando, com um gráfico de menor qualidade, mas que atraiu uma legião de fãs de jogos de corrida.


O simulador de corridas tem como criador uma equipe de japoneses da Sony, e podemos citar o nome de Masaaki Gato como principal dessa turma toda. O ano do seu lançamento foi em 1997, com o jogo sendo distribuído exclusivamente para o console Playstation, que era o primeiro console da Sony, buscando atingir esse setor do mercado, em que mal sabia, mas se tornariam um dos gigantes do mundo de vídeo games. Após o sucesso em seu lançamento, Gran Turismo no ano seguinte chegava na Europa e no resto do mundo. A ideia aqui era fazer com que o jogador vivesse uma imersão real no mundo de corridas, em que ele iria precisar primeiro tirar suas licenças, para só então poder começar a participar das provas com carros sensacionais. Hoje podemos analisar melhor e dizer que o gráfico era fraco e os carros eram quadrados, mas naqueles anos, era o melhor que um simulador de corridas poderia proporcionar a seus jogadores.

Haviam dois modos de jogar. O primeiro era o modo Arcade, onde o jogador escolheria um carro, e conforme fosse vencendo os desafios, novas pistas começavam a serem abertas. Já no modo que acabou sendo o mais famoso do game, temos o modo GT, que nos traz uma simulação da vida de um piloto, com a necessidade de se ganhar licenças para poder participar de novas provas. Após imergir nas corridas e conquistar bons resultados, o jogador poderia ganhar dinheiro, para investir na compra de novos modelos de carro ou então equipar aqueles que ele já possuía. O primeiro jogo da franquia trazia em seu mundo 178 carros e 11pistas espalhadas ao redor do mundo. Falando em carros, podemos destacar os principais modelos desse primeiro jogo. Temos no catalogo um Toyota Supra, um Mitsubishi 3000 GT, Ford Mustang e o Honda Prelude. A versão japonesa contava com um Honda Del Sol ano de 1995, que acabou sendo uma atração para os apaixonados pela franquia. Para aqueles que amam um jogo de carro, ter jogado Gran Turismo foi uma ótima experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA