O ano de 1994foi mágico para a seleção feminina de basquete, que coroou uma geração talentosa composta por jogadoras como Hortência, Paula e Janeth. O torneio ocorreu na Austrália e colocou o Brasil em um grupo composto por Eslováquia, Polônia e China Taipé, em que as duas primeiras seleções se classificariam. O modo de jogar brasileiro era muito bom, com a dupla formada por Hortência e Paula formando uma das maiores parcerias do basquete nacional. A equipe já vinha de bons resultados, ganhando o ouro no Pan-Americano de 1991 e alguns títulos no Sul-Americano nos anos oitenta. Mas foi na Austrália, no Mundial, que o Brasil alcançou o auge.
O primeiro jogo foi fácil, contra a China Taipé, em um triunfo por 112 a 83, com Janeth sendo a principal destaque. Na partida seguinte a nossa seleção teve um jogo complicado, contra a melhor equipe do grupo, a Eslováquia. A derrota veio por 99 a 88, mesmo com Hortência marcando vinte e sete pontos. O Brasil passou na segunda colocação, após vencer a Polônia por 87 a 77. Com isso, tínhamos vaga garantida para as quartas de final, que juntava novamente quatro seleções em um mesmo grupo, com duas equipes conseguindo passar para a fase eliminatória. Dessa vez as meninas do Brasil caíram em um grupo composto por China, Cuba e Espanha. Contra Cuba uma boa vitória, sem dificuldades, por 111 a 91. A China trouxe mais uma derrota ao Brasil, por 97 a 90, um grande confronto, com Hortência marcando trinta e dois pontos, sendo a principal destaque ao longo do torneio. Para garantir a classificação, Brasil e Espanha tiveram um jogo decidido nos detalhes, com o Brasil virando a partida com ótima atuação de Janeth, no triunfo por 92 a 87.
As semi finais seriam contra um bicho papão, a terrível seleção dos Estados Unidos, ou seja, a melhor equipe de basquete do mundo. Atuando fortemente na defesa e também fortemente no ataque, o Brasil fez um jogo perfeito, diminuindo erros e conseguindo aproveitar as oportunidades. A vitória veio por 110 a 107, sendo uma partida incrível e inesquecível, com o trio comandado por Hortência, Paula e Janeth atuando de forma excelente. A grande final era o reencontro contra a China, uma seleção da qual as brasileiras já haviam perdido anteriormente. As chinesas tinham como principal jogadora a gigante Zheng Haixia. As brasileiras deram a volta por cima e conseguiram a revanche, ao vencerem por 96 a 87,conquistando assim o campeonato mundial de basquete feminino. Até aquele momento, apenas Estados Unidos e União Soviética haviam sido campeãs desse torneio, e o Brasil quebrava assim esse dueto. Para termos uma ideia, apenas em 2006 outra seleção fora as duas potências acabou ganhando novamente o mundial, a seleção da Austrália. Na final Hortência marcou 27 pontos, Janeth fez 20 e Paula 17. A conquista foi o maior feito do basquete feminino brasileiro dentro do esporte.


Nenhum comentário:
Postar um comentário