Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O que você quer ser quando crescer?

domingo, 25 de maio de 2025

Sabe quando você é criança e é cheio de sonhos? Surge aquela velha pergunta, o que você quer ser quando crescer? Uma pergunta gostosa, em que enchíamos a boca para falar qual seria a nossa profissão quando adulto. A primeira vez que recebi essa pergunta não titubeei, eu falei que gostaria de ser astronauta. Agora te pergunto, o que uma criança tem na cabeça para poder falar que quer ir ao Espaço? Culpa dos filmes de ficção cientifica, só pode ser isso. Um amigo meu dizia que queria ser cientista. Então combinamos que ele iria projetar a minha nave para ir ao Espaço. Como é bom ser criança e sonhar com coisas impensáveis. Mas posso te falar, hoje eu já sei, meu sonho era ser jornalista e trabalhar em uma redação.


Já falei algumas vezes que amo escrever e ler. Gosto tanto que já estava lendo quando tinha apenas seis anos, e até hoje me recordo da frase. Era o nome de uma quitanda, e depois disso, meus olhos se apaixonaram pela leitura. E quem lê, também gosta de escrever. Já na adolescência, quando mal imaginava que um dia haveria word, internet ou blog, ficava criando histórias no meu caderno. Fingia que a meus amigos eram como se fossem aqueles seriados americanos, ou uma versão do seriado global chamado Malhação. Minha mãe dizia que eu seria escritor, pois passava o dia lendo ou escrevendo. Rapidamente me esqueci de ser astronauta, pois percebi que o meu medo de altura era superior a tudo. Eu já pedi para uma roda gigante parar e eu descer. Lembra daquele famoso brinquedo do Playcenter? O barco Viking? Eu também pedi para descer rapidamente dali. E se eu contar que já pulei de uma montanha russa em movimento, você acreditaria? Sim, eu já fiz isso, tamanho meu medo de fortes emoções. Por isso, jamais seria um astronauta. Mas um escritor ou jornalista? Por que não?

Quando fecho os meus olhos, me enxergo trabalhando em uma mesa, em uma redação de jornal. Acho sensacional esse espaço de trabalho, em que poderia ter ao meu lado diversos profissionais que gostam da mesma coisa que eu, a escrita. Imagine só trabalhar em um famoso jornal, poder fazer algo que eu gosto. Pois bem, apesar do sonho e da vontade, isso nunca aconteceu. Pelo menos não do jeito que eu queria. Tentei até ir atrás de uma faculdade de jornalismo, mas a minha falta de conhecimento e de alguém para me ajudar, me levaram a cursar Publicidade. Ah se eu pudesse voltar no tempo. Se você me perguntar hoje o que eu quero ser quando crescer, eu diria que gostaria de ser jornalista. Sou uma pessoa de modos antigos, gosto de revista, gosto da escrita física. Ler uma revista é me imaginar trabalhando nela. Ler um jornal físico é pensar em uma sala de redação. Gostaria de estar lá, mas não estou. Escrever por aqui é uma forma de extravasar, e lembrar que ainda posso ser um escritor, pois escrevo todos os dias. A minha mesa e minha casa são a minha redação. Esse não é um texto de lamento, mas de sonhos. Mauricio de sousa sempre aconselha a irmos atrás daquilo que queríamos ser quando crianças. No meu caso, vivo o que queria ser desde quando a escrita bateu no meu peito. E você? O que gostaria de ser quando crescer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA