Uma discussão percorre por mais de décadas, com uma batalha para afirmar quem foi o verdadeiro criador do avião. Os americanos dizem que quem criou o transporte mais rápido do mundo foram os irmãos Wright, enquanto que os brasileiros afirmam que o autor da obra foi Santos Dumont, o considerando o pai da aviação. Não vamos nos deter em cima de quem criou o avião, apesar de na opinião desse escritor, a assinatura deve ser do brasileiro. Mas aqui vamos falar a respeito de como Santos Dumont trabalhou para criar o 14-Bis e como foi a trajetória até que o primeiro voo viesse a acontecer.
Desde muito cedo, Santos Dumont era um homem apaixonado pela aviação, tendo um fascínio pela liberdade de vir a construir algo que pudesse voar e lhe trazer a tão sonhada liberdade de estar nos ares. Se homem poderia andar pela terra de carro, porque não poderia voar? Vendo já a existência de balões e dirigíveis, ele começou estudando com qual material poderia construir um avião, e tendo uma visão de futuro, pesava que isso poderia facilitar a comunicação entre o mundo. O principal desafio de Dumont era o de construir um modelo que não dependesse de um balão ou de rampas de lançamento para conseguir voar. Também havia um desejo pessoal de conquistar o prêmio Deutsch, que iria premiar aquele que conseguisse criar um avião. Por último, ele se inspirava nas aves do céu, que podia voar, tanto que o modelo do 14-Bis nos lembra uma ave. Dumont morava na França e foi lá que ele realizou a construção, os testes e o primeiro voo, ficando marcado na história.
O ano em que tudo isso aconteceu foi em 1906, e inicialmente o 14-Bis era um aeroplano unido com balões, tendo sido criado no mês de julho. Ainda assim, em seu primeiro teste, o balão atrapalhava o avião de conseguir ter velocidade. Na sua segunda tentativa, o avião conseguiu elevar-se do chão e voou, porém. Santos Dumont não gostou da estabilidade alcançada. No mês de setembro o brasileiro instalou um motor náutico, conseguindo um voo de onze metros. Infelizmente no momento do pouso as rodas se quebraram, tendo que interromper o período de testes por algum tempo. Dumont fez novas modificações, tirando a roda traseira e cortando a estrutura portadora da hélice. Foi então que no dia 23 de outubro de 1906, Santos Dumont fez o voo histórico com o 14-Bis, percorrendo sessenta metros por sete segundos, a uma altura de dois metros, com mais de mil pessoas assistindo. O pouso brusco ainda era um problema, quebrando partes da aeronave. Em 12 de novembro o 14-Bis voou mais uma vez. O último voo da famosa aeronave foi em abril de 1907, já que Santos Dumont ainda tinha dificuldades de controlar o 14-Bis, e acabou batendo e quebrando. Ao invés de fazer novo reparo, Dumont seguiu com novos projetos. Ainda assim, foi o responsável por realizar o primeiro voo assistido por pessoas e pela comissão oficial do Aeroclube da França.


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