Uma das coisas que me agradam é a cultura japonesa. Agora imagine juntar a cultura do Japão junto com outra coisa que gosto, os carros. Temos assim uma junção de uma das empresas de automóveis mais famosa do mundo. Após falarmos de montadoras como a Honda e General Motors, chegou o momento de falarmos sobre a marca Mitsubishi, que ao longo dos anos conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo. Começando de uma forma inesperada, a empresa partiu de uma empresa marítima, criada em 1870 pelo japonês Yataro Iwasaki, que era dono da Mitsuwaka, que como disse, era uma empresa de transporte marítimo, para vir a ser uma marca de carros de luxo atualmente.
A Mitsuwaka saiu da sua zona de conforto e começou a se expandir para diversos setores industriais, como por exemplo a mineração, construção naval e siderurgia, Com tanta expansão e novos planos de mercado sendo testados, em 1917 foi criada a Mitsubishi Motors, marcando assim a entrada da empresa no mundo automotivo. A marca foi responsável por crias um dos primeiros modelos de automóveis japoneses, a partir do lançamento do Mitsubishi Model A. Não pense que a marca ficou presa apenas em carros, nada disso, pois é possível vermos o símbolo da Mitsubishi estampada em diversas áreas, como a aviação, eletrônicos e até mesmo no mercado financeiro. O símbolo da marca é composta por três diamantes vermelhos, que tem origem nas crenças de Yataro e na simbologia japonesa. Isso também nos fala de três valores da empresa, firmadas em confiabilidade, integridade e sucesso.
Um fato interessante na criação da empresa é que ela foi criada apenas dois anos após a restauração Meiji. A Mitsubishi acabou entrando na segunda guerra mundial, sendo uma aliada do governo contra os ingleses e norte-americanos, onde através de seu setor de aviação, contribuiu com seu país durante os anos de batalha. Anos depois a empresa se retratou por conta de mortes causadas por eles. Um dos principais embaixadores da marca nos últimos trinta anos é o ator Jackie Chan. O primeiro carro de passeio lançado foi em 1960, o Mitsubishi 500. Em 1969 tivemos o modelo Galant, que veio a ser um dos modelos mais conhecidos da marca. Um dos carros mais emblemáticos veio em 1973, com o Mitsubishi Lancer. O meu favorito, o modelo Eclipse, veio a ser lançado em 1989, que veio a se tornar muito famoso nos anos noventa. Atualmente a Mitsubishi pertence a Nissan, que possui 34% das ações da empresa japonesa. Em uma aliança formada por Renault-Nissan-Mitsubishi, temos uma das maiores parcerias da indústria automotiva O CEO da Mitsubishi desde 2019 se chama Takao Kato, com a sede principal estando localizada na cidade de Tóquio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário