Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A história do Dynavision

sábado, 17 de maio de 2025

Em uma época em que o valor financeira das famílias brasileiras não era das melhores, nem todas as pessoas tinham dinheiro para poder comprar os melhores consoles da época. Sendo assim, os pais de família buscavam agradar seus filhos buscando consoles que estivessem em uma promoção de final de ano, algo que nem sempre acontecia. Por isso, o lado B dos consoles tinham espaço nas prateleiras e nas salas de muitas casas. Nesse cenário, eu tive um Dynavision em minha infância, sem saber muito sobre sua popularidade, mas que me divertiu em muitos momentos. Vamos nesse texto entender ainda mais sobre sua criação, lançamento e popularidade.


As coisas começaram nas sombras para a empresa Dynacom, que para quem não sabe, é brasileira. Eu digo nas sombras porque eles fabricavam o clone do Atari em nosso país, com um preço mais barato, ajudando a divulgar os jogos do Atari antes mesmo do seu lançamento oficial. Isso ocorria porque nosso mercado era fechado para as importações. Quando finalmente o Atari chegou ao Brasil, diversas casas já possuíam sua versão com o Dynavision. O seu lançamento foi em 1983, sendo uma cópia idêntica do Atari, tanto do seu controle como também do visual do próprio console. Todos os jogos que existiam na versão original, estava aqui presente na sua cópia nacional. Em 1989 tivemos o lançamento do Dynavision 2, sendo uma versão melhor do seu primeiro projeto, que trazia um cartucho de sessenta pinos, que trazia em seu portfólio a possibilidade de ter jogos do Atari, mas também do Famicom, quatro anos antes de seu lançamento oficial no Brasil.

A melhora da Dynacom aconteceu com o lançamento do Dynavision 3, que foi o console mais popular de toda a linha da Dynacom, já que era possível jogarmos os principais jogos do Famicom, inclusive um dos seus grandes lançamentos, o famoso Super Mario Bros. Além disso, o controle ganhava um visual mais próximo da marca Nintendo, e acompanhava uma pistola, para jogar jogos de tiro, como o famoso "Duck Hunt". A Dynacom ainda trazia compatibilidade com os jogos da Atari, mas já começava a apostar que a Nintendo era a nova onda dos consoles e do mundo dos games. O último console lançado pela marca foi o Dynavision 4, que praticamente seguia a mesma estética do modelo anterior. Não deixando escapar nada do mercado dos games, a Dynacom lançou o MegaVision, para agregar os jogos da Sega ao seu portfólio. Entre seus principais jogos, podemos destacar games como "Contra", "Bomberman", "Tetris", "Mega man" e "Castlevania" oriundos da Nintendo, e os da marca Atari, os conhecidos "Enduro", "River Raid", "Pac-Man", "Space Invaders" e tantos outros. Para terminarmos, a Dynacom ainda nos trouxe consoles como o Super Dunavisiom, Dynavision Baby e Dynavision Keyboard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA