Antes de começar a falar de Mujica, preciso separar as coisas sobre o que penso a respeito do bom velhinho que governou o Uruguai no inicio da última década. Se for analisar Pepe como um filosofo e pensador, tem meu aplauso, pois gosto de sua forma de enxergara vida, a leveza que busca trazer e o desprendimento de mágoas, mesmo com tudo aquilo que aconteceu com ele nos tempos da ditadura. Mas quando olho para as decisões governamentais de Mujica, discordo da grande maioria de suas decisões, como por exemplo a escolha pela liberação do aborto, da maconha e do casamento homoafetivo. Mas saindo de minha visão pessoal, qual o legado de Pepe Mujica no Uruguai?
Mujica é um politico do pensamento de Esquerda, pautado por militâncias e luta por questões sociais, o que não é ruim, desde que não prenda as pessoas ao Estado e os faça serem cidadão acostumados como esmolas, como vemos no Brasil do governo Lula. Pepe foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, e colocou a pequena população de 3,5 milhões de habitantes no centro das atenções globais por conta de uma série de decisões de uma politica progressista. Durante seu mandato, o uruguaio conseguiu reduzir a desigualdade e a pobreza no país, mudando um pouco a visão que muitos possuíam a cerca de um governo de Esquerda. Na época, Mujica assumiu o Uruguai que vinha de uma década de crise financeira, que vinha desde 2002, causada parcialmente por causa do efeito "Corralito" da Argentina. A crise que atingiu o país vizinho acabou causando um desequilíbrio no Uruguai. Com isso, a pobreza no país atingiu um preocupante nível de 40% da população.
Mujica assumiu o governo com o número de 18,5% da população na pobreza e entregou ao fim um número de 9,7%. Pepe abriu mão do seu salário de presidente e decidiu que viveria em sua fazenda, onde começava o seu dia cuidando de sua horta, para apenas em seguida buscar cuidar dos problemas do país, ao bordo do seu famoso fusca azul. Outra boa coisa realizada por ele foi o fortalecimento das transferências sociais e um programa que atingia 90% população foi criado, ajudando muitas pessoas a terem um atendimento médico melhor. Durante seu governo o crescimento econômico foi de 5,4%, algo que não era visto desde a crise que atingiu o país a uma década. Mujica queria colocar o Uruguai no grupo dos países desenvolvidos sem aumentar a injustiça social. Claro que houve problemas e criticas, como o fato da pouca melhora na educação do Uruguai. Mujica ganhou o nome de "O presidente mais pobre do mundo", e quebrou o paradigma de uma Esquerda radical, que tanto feriu os outros países da América Latina. Podemos afirmar que Mujica deixou um legado de empatia, mostrando que um país pode crescer sem destruir a qualidade de vida e sem sugar os mais pobres em prol dos mais ricos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário