Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Dom Casmurro

segunda-feira, 12 de maio de 2025

O escrito Machado de Assis é um dos grandes escritores do Brasil, com vários livros de sucesso ao longo de sua carreira. Uma das suas obras mais famosas se chama "Dom Casmurro", lançado em 1899, buscando apresentar uma mensagem com vários enigmas e interpretações, ao falar sobre um relacionamento conturbado e um clima de mistério em sua narrativa, que geram debater e discussões até os dias de hoje. Quem nunca ouviu "Capitu, traiu ou não Bentinho?". A obra de Machado de Assis também sempre foi leitura obrigatória nas escolas, fazendo com que desde cedo os jovens viessem a ter conhecimento de "Dom Casmurro".


A trama traz o personagem Bentinho em primeira pessoa, sendo um homem de classe alta do século dezenove, que narra a sua própria história de forma melancólica em um tom nostálgico. Por ser ele o narrador, nos passa uma imagem e vitima do seu próprio relacionamento, porém, se olharmos em outras perspectivas, veremos muitas dualidades dentro da trama. Bentinho narra um tempo de sua juventude, pois agora já esta velho e recluso, vivendo em uma casa como era do seu tempo da juventude, no Engenho novo. No trem da cidade Bentinho recebeu o apelido de Dom Casmurro, por seu comportamento introspectivo e antissocial. Quando jovem, Bentinho iria se tornar um padre, porém, acabou se apaixonando pela linda Capitu, uma vizinha e amiga de infância. Após súplicas, Bentinho convence sua mãe de deixar o seminário, com a promessa de se tornar um advogado.. Seguindo sua vida, Bentinho e Capitu se casam, tendo um filho chamado Ezequiel.

O casal parecia viver uma vida feliz, até que Bentinho começa a pensar que Ezequiel é filho de Escobar, achando que a esposa o traiu com seu melhor amigo. Quando Escobar morre afogado, a Capitu desaba em lagrimas, aumentando ainda mais a desconfiança do seu esposo. A mente de Bentinho começa a consumi-lo e a cada vez que olha o filho, vê nele traços de Escobar. O casamento termina e Capitu se muda para a Europa, não aguentando mais as loucuras do marido. Após a morte dela, Ezequiel retorna ao Brasil, e mesmo tentando, Bentinho não consegue se relacionar com ele, pois continua amargurado com a ideia de que foi traído por Capitu. O final do livro mostra Bentinho, agora o Dom Casmurro, vivendo recluso e amargo, escrevendo as suas memórias. A beleza da obra é não nos revelar se de fato ouve traição, mostrando um narrador que não é confiável, pois vê tudo do seu ponto de vista. Afinal, Capitu traiu o marido? Na minha modestia opinião sim, ainda mais por ela sofrer tanto peça morte de Escobar e não lutar pelo casamento, se deixando ir, pois parecia não amar mais Bentinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA