Este é o fim de ciclo de uma das maiores bandas do mundo, já que apesar de termos outro disco lançado depois desse, a última gravação acabou sendo esse mesmo, em 1969, sendo uma despedida dos Beatles. Ao longo dos anos podemos ver a evolução dos ingleses, que eram músicos que cantavam músicas baladinhas que encantavam as garotas, passando a serem mais sérios, com letras e um som mais maduro com o passar dos anos. A começar pela capa do álbum, temos a lendária foto dos músicos em frente ao estúdio Abbey Road, em uma imagem que já foi repetida por diversas pessoas ao redor do mundo. Tudo envolvendo esse disco acabou vindo a se tornar lendário e clássico.
Tudo começou quando os Beatles começaram a gravar o disco "Let it Be", mas o clima conturbado fez com que as gravações fossem encerradas, mas eles voltaram para o estúdio com o produtor George Martin para gravar um disco que seria um legado e presente da banda para os seus fãs. Tudo começa com a canção "Come Together", cantado por John Lennon, uma música sensacional e uma das mais conhecidas dos Beatles, com a letra chamando para uma caminhada, ou seria uma nova caminhada para todos eles. O ponto alto dessa produção são as canções de George Harrison, em que podemos ver o quanto que ele evoluiu em todos os anos de banda, vindo a se tornar um ótimo compositor. As minhas favoritas do disco são músicas dele. "Here Comes the sun" é ótima e bonita, falando sobre o sol estar chegando. A outra música se chama "Something", falando sobre amor e como pensa em sua amada. Ringo Starr também traz animo em suas composições, e aqui ele aparece em "Octpus's garden", que tem uma temática mais infantil.
Vemos Paul McCartney bastante ativo, sendo nitido que ele estava em uma boa onda criativa. Ele escreve e canta "Maxwell silver hammer", que traz um tom sombrio e irônico em sua composição. Em "Oh darling" Paul nos leva a um vocal bastante intenso, nos remetendo ao bom e velho rock dos anos cinquenta. Lennon aparece na longa e densa "I want you", que nos traz diversas experimentações em seu som. A canção "Because" une Paul e Lennon cantando juntos. A música "Polythene Pam" é animada e rápida, com John falando sobre uma mulher que é peculiar. Com a mesma temática para falar sobre um personagem em si, temos Lennon repetindo a dose da canção anterior em "Mean e Mr. Mustard". Temos ótimas músicas, bem trabalhadas, mostrando a solidez que a banda alcançou com o passar dos anos. Paul ainda aparece liderando o vocal em "Golden Slumbers", sendo uma balada suave baseada em um poema famoso. Por fim, temos "The end", que é exatamente isso, uma metáfora sobre o fim dos Beatles. O álbum "Abbey Road" é o último documento em estúdio da banda, mas ainda não seria p último lançamento de canções inéditas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário