Depois de uma hegemonia enorme do time do Manchester City, temos um novo campeão da Premier league. E a conquista vem acompanhada de muita tradição, abrindo novamente a discussão sobre qual o maior clube da Inglaterra. Durante muitos anos o Liverpool sempre foi considerado o melhor de todos, até que com o surgimento da Premier league, vimos o Manchester United empilhar títulos por duas décadas. Com o passar dos anos, com grande investimento do Oriente médio, novos clubes despontaram, como o Manchester City. Mas em 2025, a torcida vermelha pode comemorar o retorno ao topo, reavendo um lugar em que o Liverpool nunca deveria ter saído.
Quando a temporada começou, o Liverpool não era um dos candidatos ao título, pois viveria um ano de renovação, pois estava passando por uma mudança no comando da equipe. Saia Jurgen Klopp, depois de tantos anos dentro do clube, para a entrada do holandês Arne Slot, um nome sem tanto brilhantismo e grandeza como o seu antecessor. Era esperado que Slot desse apenas uma continuidade no trabalho de Klopp, se adaptasse a equipe e viesse a tentar colocar o Liverpool na próxima Champions league. O que se viu foi algo inesperado, com o time tendo uma arrancada sensacional no campeonato, além de recuperar atletas que pareciam estar vivendo um fim de ciclo. A Premier league de 2025 serviu como uma recuperação de Salah, que se tornou o craque do campeonato inglês, apresentando uma das melhores performances da Europa. O zagueiro Van Djik, que parecia também estar de saída, mostrou com o novo treinador que ainda é um dos melhores zagueiros do mundo. Com um futebol efetivo e buscando sempre o gol, Arne Slot conseguiu montar uma equipe vencedora.
A última campanha de título do Liverpool na Premier league havia sido em 2020, com uma temporada sensacional da equipe de Klopp. Desde então, o time vermelho remava, chegando a fazer campanha de mais de noventa pontos, mas ainda assim via o City de Guardiola ser campeão. Quando o torneio atual começou, o Arsenal parecia ser um forte candidato ao troféu, ainda mais quando o Manchester City teve um péssimo inicio, com a equipe não conseguindo jogar bem e perdendo vários jogos. Por outro lado, o Liverpool foi firme, com Salah fazendo sua melhor temporada da carreira, marcando mais de 25 gols na Premier league. Podemos também destacar o ótimo ano de jogadores como Mac Allister e Alexander Arnold. Contra o rival Manchester City, a equipe de Liverpool ganhou os dois jogos por 2 a 0, que ajudou o time a ser campeão da Premier legue com antecedência, ao chegar aos 82 pontos, quinze a mais que o Arsenal, que mais uma vez não soube aproveitar a chance de ser campeão, ficando na segunda posição pelo terceiro ano seguido. A Inglaterra é vermelha, e o Liverpool volta a ser campeão, com grande dominância, mostrando a força do legado de Klopp unida com a renovação proposta por Slot. O egípcio Salah foi o craque do campeonato e o Liverpool conquista sua segunda Premier league.


Nenhum comentário:
Postar um comentário