Vamos falar de mais uma revista japonesa voltada aos mangás, e dessa vez a escolhida foi a "Weekly Young Jump", que é uma revista semanal com diversas tramas de sucesso lançadas em sua produção. O alvo é atingir jovens adultos com obras que trazem roteiros um pouco mais sérios do que a famosa "Shonen Jump". A produção é distribuída pela editora Shueisha, com histórias que podem vir a conter mais maturidade, violência e diálogos mais sérios. A circulação tem sido algo em torno de 349.000 exemplares desde 2021.
O lançamento da "Young Jump" começou em 1979, começando a ser distribuída de forma quinzenal, para apenas em 1981 vir a ter uma periodicidade semanal. Com o passar dos anos, a editoria preferiu investir mais em tramas mais sérias, no estilo seinen, fazendo com que aparecessem personagens mais complexos. A revista conseguiu consolidação no mercado com mangás como "Shiratori Reiko de Gozaimasu" e "Tokyo Daigaku Monogatari", que exploravam temas sociais e relacionamentos adultos. A expansão da 'Young Jump" veio a ocorrer nos anos noventa, quando lançaram "Gantz', usando em sua trama temas como ficção cientifica e suspense. Foi um dos primeiros sucessos mundial da revista. "Elfen Lied" também trouxe em sua temática um tema psicológico. Uma das obras mais longas do seu catálogo é a série histórica chamada "Kingdon", que mostra um jovem guerreiro em meio a unificação da China.
Uma das grandes atrações da "Young Jump" foi ter trago o mangaká Takehiko Inoue, que criou "Real", uma trama que fala sobre basquete em cadeira de rodas, e segue até os dias de hoje sendo um dos mangás mais famosos de sua lista. Podemos também citar "Tokyo Ghoul", com mais um roteiro psicológico, de suspense e certo nível de terror, sendo um sucesso mundial, ganhando inclusive uma adaptação em anime. A Era digital apresentou desafios para a revista, que fez com que houvesse uma diminuição do número esperado de vendas. "Golden Kamuy" ganhou um sucesso mundial, tendo também adaptações para outras mídias e reconhecimento critico. Dentro da lista também temos "Terra Formars", que segue a linha narrativa que os leitores já estão acostumados. Atualmente o grande sucesso da "Young Jump" se chama "Oshi no Ko", que veio a se tornar um fenômeno mundial, que explora os bastidores da indústria do entretenimento japonês. Podemos dizer que os leitores da "Young Jump" sempre vão encontrar tramas serias, que busca impactar e levar seus leitores a diversas reflexões.

Nenhum comentário:
Postar um comentário