Sim, novamente estamos falando de guerra. E mais uma vez com Israel estando envolvido no conflito, mas dessa vez, com um apoio dos Estados Unidos, com Donald Trump sendo muito ativo em sua as redes, ao dizer que os norte-americanos não irão aceitar um projeto nuclear vindo do Irã. E esse foi exatamente o motivo de todo o conflito, em que muitos ficam na expectativa de que se isso pode ser um estopim para uma terceira guerra mundial. Israel atacou bases do Irã, matando pessoas e alegando que os iranianos estavam com um projeto de bombas nucleares. Temendo o perigo, os israelitas tomaram a decisão de iniciar o conflito.
Para aqueles que acompanham apenas os conflitos desse mês, não sabem, mas existe uma guerra entre Irã e Israel a muito tempo, em que Israel tem os iranianos como o seu principal adversário do Oriente Médio, os acusando de querer a destruição total de Israel. O Irã também é responsável por financiar diversos grupos terroristas, como o Hamas e o Hezbollah. Por outro lado, o Irão enxerga Israel como uma potencia colonial apoiada pelos Estados Unidos. O exército de Israel atacou e bombardeou bases do Irã, destruindo aeroportos militares, defesas antiaéreas e linhas de produção de mísseis. Quando isso aconteceu, os iranianos declararam guerra e também começaram a atacar, mas com pouco êxito, devido a ótima barreira de proteção de Israel. A inteligência militar do israelitas é muito forte, já que conseguiram informações importantes, matando os principais líderes do Irã. Com isso, Israel afirma ter o controle do espaço a aéreo do inimigo. Os grupos terroristas do Irã também foram abalados, não conseguindo assim um contra ataque de sucesso.
Quando o Irã teve a sua resposta de ataque, os Estados Unidos resolveram entrar em cena, e Trump mandou seu exército atacar algumas bases do Irã, para finalizar o serviço de Israel. Muitos viram isso como uma interferência externa de uma potencia, o que poderia fazer com que outras potencias pudessem proteger o Irã, iniciando assim uma terceira guerra mundial. As bombas americanas foram o suficiente para a guerra ter seu fim, com um acordo para o cessar fogo ter sido feita. Ainda assim, Israel não respeitou e realizou alguns ataques, do qual Trump disse que não ficou contente. Não sabemos se isso foi apenas um teatro do presidente norte-americano ou se de fato ele não gostou mesmo. Não se sabe se de fato o Irã tinha bombas nucleares ou apena urânio, mas acabou sendo uma boa desculpa para atacar os iranianos. A Rússia está envolvida em uma guerra contra a Ucrânia a anos e a China não vê o Irã como território importante, o que impede uma escalada para uma terceira guerra mundial. Temos assim mais um conflito no Oriente Médio.


Nenhum comentário:
Postar um comentário