Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Os Bons companheiros

terça-feira, 17 de junho de 2025

Sabemos que Martin Scorsese é um dos melhores diretores do cinema, tendo construído uma carreira de sucesso através de muitos filmes que traziam os gangster como principais personagens de suas tramas. Lançado em 1990, "Os Bons companheiros" é um dos seus principais filmes, sendo considerados por muitos o filme em que a máfia é apresentada da melhor forma, sendo um grande sucesso dos anos noventa, tendo sido indicado para seis categorias no Oscar de 1991. No elenco, Scorsese trouxe grandes nomes para o filme, muitos já parceiros do diretor, como por exemplo Robert De Niro. Além dele, temos também Ray Liotta e Joe Pesci.


O filme traz uma aura a respeito de ser um mafioso, com o personagem principal, Henry, interpretado por Liotta, se mostra um admirador dos gangster, já que desde muito novo acompanhava com alegria esses homens e como agiam dentro da cidade. Aos poucos Henry vai ganhando a confiança dos mafiosos, entre eles, Jimmy(De Niro) e Tommy( Joe Pesci). Henry chega até mesmo a receber ajuda deles para burlar as provas da escola, para enganar a mãe de que não está no mundo do crime. Uma das cenas mais famosas é quando os mafiosos acabam realizando um roubo de milhões, mostrando assim a vida glamorosa que eles vivem, que foi o que sempre atraiu Henry para essa vida. O protagonista vai crescendo com o passar dos anos, envolvido em drogas, jogos e negócios ilegais. Tommy chega a matar um mafioso rival, causando uma briga entre a máfia e o crime da cidade. O principal pilar e inspiração para Henry é o mafioso Jimmy, que é mais velho no grupo e acaba sendo o mentor dele.

Robert De Niro traz mais uma ótima atuação em sua carreira, aumentando o número de parceria com Scorsese. Jimmy acaba sendo o grande cérebro para os roubos realizados pelos mafiosos, colocando Henry para ser o seu braço direito. Jimmy é uma pessoa desconfiada e chega a matar diversas testemunhas e aliados, que poderiam comprometer a máfia. Interessante é que tanto Henry como Jimmy não possuem um sobrenome italiano raiz, precisando assim sempre se provarem dentro do grupo. Após anos de atuação, Henry acaba sendo preso por tráfico de drogas. Com medo de ser morto pelos seus antigos parceiros, ele decide colaborar com o FBI, entrando no programa de proteção, passando a entregar vários mafiosos. Enquanto isso, Jimmy acaba sendo morto por outros mafiosos, mostrando que nessa vida de bandidos não existe lealdade e as alianças são frágeis. O filme termina com Henry longe dessa vida glamorosa que sempre desejou, passando a viver no tédio e anonimato em uma cidade pequena. O roteiro nos traz um contraste entre a vida dos mafiosos e a vida simples longe do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA