O Brasil é o país do futebol, conhecido mundialmente pela sua camisa amarela e pelos atletas habilidosos que encantaram o mundo. Mas isso não significa que sempre tivemos transmissões esportivas em todo o momento e com acesso ilimitado como temos hoje. Eu mesmo, uma criança que cresceu nos anos noventa, não tinha tantas opções de assistir futebol. Não se passava clássicos, os principais campeonatos não passavam aos domingos e muitos recorriam as rádios. Mais tarde, no fim dos anos noventa, me lembro que eram duas partidas semanais, uma aos domingos e a outra na quarta de noite. Quem vê os inúmeros streamings para assistir futebol hoje em dia, não sabe como tudo começou.
A primeira transmissão de futebol no Brasil veio através da rádio, no ano de 1931, através da rádio Educadora Paulista, sendo narrado por Nicolau Tuma. Foi apenas na década de cinquenta que finalmente podemos assistir uma partida de futebol com imagens, através da TV Tupi, com a sua primeira transmissão ocorrendo em 1955. A Rede Globo que viria ser uma das maiores empresas do mundo, só veio a ter sua primeira transmissão em 1965, em um amistoso entre Brasil e União Soviética, direto do Maracanã. Mas temos aqui uma curiosidade, a transmissão não foi ao vivo, com sua imagem sendo repassada ao público duas horas após o jogo ter se encerrado. Se formos falar de Copa do mundo, os brasileiros tiveram que acompanhar os jogos pelas rádios até 1958. Já em 1962 e 1966 chegavam os teipes com as partidas completas um dia após a realização dos jogos. Para a alegria do povo brasileiro, a Copa de 1970 finalmente teve sua transmissão em cores e ao vivo em toda a nação, com uma ação em conjunto da Embratel e do governo nacional.
Após já termos a seleção brasileiro tendo suas transmissões em Copas garantido, havia agora o cenário nacional, em que não havia muito investimento e estrutura para as transmissões, com a popularização televisiva na década de oitenta, com o campeonato carioca sendo um produto muito oferecido no nordeste. Com a entrada da publicidade e a criação do clube dos 13, a Rede Globo passou a negociar com esses principais clubes do país e acabou consolidando a transmissão no Brasil, tendo o monopólio durante toda a década de noventa, em que com raras exceções deixava algum torneio ou jogo de menor expressão com outra emissora. O Mundial de clubes de 2000 foi uma surpresa ter sido transmitido pela Bandeirantes. Os clubes foram reféns da Globo por muitos anos, ainda mais enfiados em dividas, vendo nas vendas de suas imagens uma oportunidade de ter uma alta grana. Mas nos últimos anos surgiu a lei do "Clube mandante", em que cada clube pode negociar os seus direitos de transmissão. Dessa maneira, outras empresas viram uma oportunidade de entrar no mercado. A TNT foi a primeira a se inserir nesse novo mundo, e agora temor uma explosão de transmissões, em que muitas vezes nem sabemos onde vai passar um jogo do nosso time. Podemos assim ver partidas de futebol na Paramount, Cazé TV, ESPN, Sportv e tantos outros streamings. Nuca se transmitiu tanto futebol como nos dias de hoje.

Nenhum comentário:
Postar um comentário