Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Viagem ao centro da Terra

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Quando falamos dos livros de Julio Verne, logo falamos sobre uma trama que envolve bons personagens e uma boa aventura. Neste livro, temos a ciência como o tema principal, já que vemos uma teoria a respeito com centro da Terra. Seria possível viajar até o local e sobreviver? O que podemos encontrar nesse ambiente hostil? Baseado em estudos de um cientista antigo, chamado Saknussemm, é contado que ele já foi até o centro da Terra. Isso desperta no excêntrico cientista Lidenbrock o desejo de fazer essa aventura, após ler os manuscritos de Saknussemm. Não querendo ir sozinho, Lidenbrock quer levar com ele o seu sobrinho Axel, que acha uma loucura tudo isso, mas não consegue contrariar o seu teimoso tio.


Vemos o desespero de Axel, que não quer embarcar na viagem, ainda mais tendo que se despedir da sua amada Grauben, a sua noiva. Mas quando a própria noiva acredita na missão de Lidenbrock, o jovem acaba sendo envolvido naquilo que para ele é uma missão suicida. Acompanhamos assim o cientista Lidenbrock e seu sobrinho Axel saindo da Alemanha em direção a Islândia, onde se encontra o vulcão chamado Sneffels, que segundo o manuscrito, é a entrada para o centro da Terra. Para ajudá-los na aventura, eles conhecem Hans, que é um guia que é calmo e silencioso, mas que para desespero de Axel, não tem medo de nada, seguindo cegamente as direções de Lidenbrock. A cada passo em direção ao vulcão, Axel é tomado por arrependimento de estar ali, enquanto Lindebrock continua focado e totalmente empolgado em se aprofundar dentro do Sneffels. Juntos, os três descem pela escuridão, e quando parecia que teriam que voltar e abortar a expedição, Hans encontra água dentro do vulcão. 

O grande conflito do livro ocorre quando em meio a descida na escuridão, Axel acaba se separando do grupo e se vê muito machucado e sozinho, apenas esperando a morte. O jovem tentou achar os companheiros, mas se viu cada vez mais perdido. É então que por um golpe de sorte, acaba sendo achado pelo seu tio e por Hans, que juntos resgatam Axel e cuidam dele, até se recuperar do ferimentos e da febre. A partir de então, vemos que tudo aquilo que os livros diziam sobre o centro da Terra podem estar errados, pois eles não encontraram a forte temperatura que poderia causar a morte. Pelo contrário, no fundo da Terra encontram um novo mar, e animas dos tempos antes do diluvio. Todos ficam maravilhados com a fauna encontrada, e Axel descreve a sua duvida eterna, pois acredita que eles viram um homem gigante. Após navegarem com uma jangada pelo mar desconhecido e encontrarem uma faca que tinha como dono o cientista Saknussemm, confirmam que tudo no manuscrito antigo era verdade. O grande problema é o retorno para a superfície, que acaba acontecendo quando o vulcão entra em erupção. Com essa força, os três acabam sendo lançados para fora do Sneffels, colocando fim a longa jornada em uma ilha da Itália. Axel descreveu toda essa grande aventura, em que muitos acreditaram e outros não. Hans não aguentou a vida na cidade e retornou para a Islândia. Axel se casou com Grauben, mas nunca se esqueceu de sua grande aventura com seu tio, e todos os segredos que encontrou no centro da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA