A politica brasileira é algo novo, com as eleições diretas acontecendo apenas no fim dos anos oitenta, após o protesto através da "Direitas Já". Apesar disso, na última década o pensamento politico cresceu bastante entre os eleitores brasileiros, o que acabou causando uma polarização entre pensamento de Direita e de Esquerda. Pensando nisso, esse texto é a primeira parte de duas delas, começando por falarmos da Direita politica. O que seria ser alguém que apoia esse estilo de politica? Do que se trata? Quais seus conceitos e pensamentos? Pois bem, vamos mergulhar dentro desse sistema, entendo o que significa seguir essa ala politica.
O conceito de Direita surgiu na revolução francesa de 1789, já que durante a assembleia, os nobres defensores do rei se sentavam a direita do presidente, enquanto que os revolucionários que eram favoráveis a mudanças radicais, se sentavam a esquerda. Portanto, desde a sua origem, a Direita sempre esteve ligada a manutenção da ordem existente, sendo defensores da tradição, enquanto a Esquerda sempre queria transformações. O pensamento de Direita gira e torno de algumas questões, como por exemplo a defesa dos valores da família tradicional, uma crença na importância da ordem, da disciplina e da moralidade, sempre resistentes a mudanças sociais muito rápidas. Um outro fator se trata de liberalismo econômico, com uma defesa do livre mercado e da livre iniciativa, assim como da propriedade privada. Os de Direita querem que o Estado tenha pouca intervenção na economia do país, assim como a gigante burocracia que atrapalham os negócios.
Temos alguns principais pensadores da Direita. Começamos com Edmund Burke, que é o pai do conservadorismo moderno e critico da revolução francesa. Outro pensador é Adam Smith, um defensor do livre mercado. Friedrich Hayek e Milton Friedman são economistas liberais, críticos do intervencionismo estatal. Já Roger Scruton foi um filosofo britânico, grande expoente do conservadorismo contemporâneo. Apesar de existir o pensamento de Direita, temos vários blocos dentro desse estilo politico, como os conservadores, os liberais clássicos, liberais conservadores e os reacionários, que não defendem apenas conservar, mas "voltar atrás" em certas mudanças vistas como negativas. Podemos concluir dizendo que ser de Direita politica significa defender a manutenção da ordem social tradicional, da liberdade econômica e da valorização da família, da moral e das instituições, com uma menor intervenção do Estado , mas com forte presença na segurança, justiça e ordem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário