Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O ano em que Vanderlei Luxemburgo treinou o Real Madrid

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Na minha opinião, o treinador Vanderlei Luxemburgo foi o melhor técnico dos anos noventa e dois mil, estando entre os três melhores do Brasil. Conhecido por ser um estrategista e formador de ótimas equipes, ele sempre soube lidar com grandes estrelas, mesmo quando entrava e conflito com elas por conta do seu ego enorme. Luxemburgo fez história no Palmeiras da época Parmalat, no Corinthians campeão nacional nos anos noventa, no Cruzeiro vencedor de Alex e no Santos com Robinho. O técnico cegou a treinar a seleção brasileira, tendo como uma grande injustiça não tê-lo como treinador em uma Copa do mundo. O ponto mais alto da sua careira acabou sendo quando foi treinador do Real Madrid, na temporada de 2004 e 2005, quando teve a oportunidade de comandar os famosos galácticos, composto por Ronaldo, Raul, Figo, Zidane, Beckham e tantos outros craques.


Me lembro como se fosse hoje, quando o jornal da Globo, bem da tarde de uma noite de semana, anunciou que Vanderlei Luxemburgo era o novo contratado do Real Madrid, sendo uma noticia histórica e muito importante para o futebol, brasileiro, já que não temos tantos treinadores de sucesso no futebol europeu. Luxemburgo chegou na equipe falando um portunhol engraçado nas coletivas, mas dizia que o importante mesmo era falar a linguagem do futebol, algo que ele sabia fazer muito bem. O seu primeiro jogo foi uma continuação de uma partida interrompida do Real Madrid contra o Real Sociedad. O confronto estava empatado e ele tinha apenas seis minutos para conseguir o resultado positivo. De forma surpreendente, Luxa armou um esquema sensacional, conseguindo transformar o empate certo em uma vitória, com gol marcado de pênalti por Zidane. O futuro parecia promissor e era muito legal ver Luxemburgo treinando os melhores craques do mundo, ficando ainda melhor quando Robinho se uniu ao time, um velho conhecido do brasileiro.

Claro que ele não conseguiu agradar a todos, principalmente Figo, que se viu muito prejudicado, não sendo tão atuante assim dentro do campeonato. Por outo lado, era possível sempre vermos Luxa de conversa com Zidane, que dizia gostar do brasileiro, que o escalou em uma posição que gostava muito. Uma outra grande partida do Real Madrid naquela época foi contra o Barcelona, onde acabaram vencendo por 4 a 2 o time que tinha Ronaldinho como principal nome. O problema é que Vanderlei usou uma janela de transferências para trazer jogadores desconhecidos para o elenco, que tinham o mesmo empresário que ele. Além disso, Luxemburgo fez substituições que não poderia ter feito, como tirar Zidane e Ronaldo de uma partida de Champions league. O francês chegou a ser duro com o Luxa, dizendo que ele não poderia tirar jogadores que colocam medo nos adversários. Ao ser eliminado nas oitavas de Champions e perder em pleno Santiago Bernabeu por 3 a 0 com um show de Ronaldinho, a passagem do técnico brasileiro terminou após também discutir com o presidente Florentino Perez. A aventura brasileira no Real Madrid foi histórica, mas foi curta, já que para ficar nos galácticos, era necessário vencer títulos, o que acabou não acontecendo naquela temporada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA