Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Clube dos vândalos

terça-feira, 10 de setembro de 2024

A cultura de motocicleta e seus clubes é algo muito antigo e meche com o imaginário das pessoas, por tratar de temas importantes como lealdade, amizade e muitas aventuras ao longo a estrada. Uma série que fez muito sucesso na última década foi Sons of anarchy, que tratava exatamente desse tema. Agora essa temática retornou ao cinema com o filme "Clube dos vândalos", dirigido pelo diretor Jeff Nichols, que faz um trabalho muito bom, conseguindo capturar imagens muito bonitas e transições interessantes na estrada dos Estados Unidos. Os protagonistas da trama são os atores Austin Butler e Tom Hardy, apesar do roteiro mostrar a narração feminina da atriz Jodie Comer, que tem sua personagem sendo entrevistada para contar a respeito do famoso clube de motos que percorria a América nos anos sessenta.


O filme começa com Danny, um fotógrafo que chegou a fazer parte do clube de motos de Chicago, chamado Outlaws, fazendo perguntas e entrevistando diversos membros antigos do clube, principalmente da garota Kathy, que namorou um dos membros, o aventureiro e sem compromissos Benny. Ainda quando estava no grupo, Danny já registrava o que acontecia e planejava o lançamento do livro. Sendo assim, somos inseridos em toda a história que envolve o grupo, com o filme sendo uma obra baseada no livro verdadeiro, chamado "The Bikeriders". Quando estava em um bar, Kathy viu a sua vida mudar quando se apaixonou por Benny, e sua jornada nunca mais foi a mesma, pois acabou entrando para esse mundo de motos, vendo o namorado se enfiar em muitas viagens e muitas encrencas. Aos poucos vamos conhecendo os membros do clube, como o líder deles, chamado Johnny, um homem enigmático, que começou o clube após começar a fazer corridas com motos. Vemos assim a irmandade que é criada entre ele e seus liderados, assim como as diversas encrencas e rivalidades que eles acabam criando com outros clubes de motoqueiros.

O clube Outlaws começa a crescer e diversas outras cidades acabam querendo fazer parte da franquia, mesmo com Johnny não querendo que chegasse a esse patamar e descontrole. Aos poucos vemos eles entrando no submundo americano e nos mais diversos problemas sociais, com o clube servindo também como uma passagem de transformação da própria sociedade americana, quando os valores foram se perdendo ao longo dos anos. Não veremos os personagens viajando sem parar pela estrada, esse não é o foco da trama, que busca nos apresentar os relacionamentos e os valores das pessoas ao longo dos anos. Em certo ponto, Benny precisa escolher entre a lealdade ao seu clube ou o amor de Kathy, preferindo a liberdade da estrada. O clímax da trama é quando um jovem quer entrar no clube mas é negado por Johnny. Anos depois o mesmo garoto aparece desafiando o líder dos Outlaws para um confronto pela liderança. O problema é que o jovem mata Johnny e assume a liderança. A partir de então vemos o grupo se transformar em uma gangue criminosa, perdendo os valores originais do inicio. Da mesma forma, os jovens americanos não são mais os mesmos. Benny seguiu sua vida rodando de moto pelo país, em busca de ser livre. "Clube dos vândalos" é tocante e traz profundidade nas relações, o que pode vir a desagradar aqueles que buscavam um filme de aventuras e estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA