Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O bi campeonato de Nelson Piquet em 1983

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

A temporada da Fórmula 1 de 1983 foi uma das mais competitivas da história, onde o brasileiro Nelson Piquet conseguiu conquistar o seu segundo título da categoria, sendo o piloto nacional mais importantes daqueles anos. Para competir contra ele, ponto a ponto, tivemos o francês Alain Prost. Naquele ano houveram diversas mudanças nos carros, levando os pilotos a atingirem uma velocidade de nível perigoso em muitas corridas. Piquet era o piloto da equipe Brabham, que utilizava os motores BMW turbo, sendo assim uma das melhores equipes da categoria. Prost, seu principal adversário do ano, pilotava um carro da equipe francesa Renault. Em quinze Gps realizados, tivemos oito pilotos diferentes vencendo, mostrando o equilíbrio dentro da Fórmula 1 em 1983.


A corrida de abertura aconteceu no Brasil, no Rio de janeiro, um local que Nelson conhecia bem, e mesmo largando na quarta colocação, conseguiu vencer a corrida no dia seguinte. Após esse inicio muito bom, o brasileiro demorou muitas provas para voltar a vencer, vendo assim os adversários conquistarem a primeira posições nas demais pistas. Nos Estados Unidos quem venceu foi o inglês John Watson, para em seguida Alain Prost alcançar o primeiro lugar na etapa disputada em sua casa, na França. O que ajudou muito Piquet na temporada foi a sua regularidade, pois mesmo conquistando menos troféus que seus adversários, conseguiu marcar muitos pontos em várias etapas. Para termos uma ideia, Nelson teve apenas uma pole position, conquista na Holanda. Prost se mostrava um piloto muito talentoso, vindo a vencer ainda os GP disputados na Bélgica, Grã-Bretanha e Áustria. O tradicional GP de Mônaco foi vencido por Keke Rosberg, dirigindo pela equipe Williams.

Um outro piloto que teve uma ótima temporada foi o francês René Arnoux, que dirigia pela equipe Ferrari, tendo conseguido vencer três provas, sendo elas as etapas do Canadá, Alemanha e Holanda. Nelson Piquet voltou a ganhar em duas ocasiões, nas provas disputadas na Itália e no GP da Europa. Quando a temporada chegou na última corrida, na África do sul, o francês Alain Prost estava liderando o campeonato e tinha vantagens, pois precisava vencer a prova ou ficar na frente de Piquet ao fim da corrida. A sua equipe, Renault, era a melhor da temporada, sendo seguida de perto pela Ferrari. A Brabham conseguiu uma arrancada final, que colocou Piquet na disputa do campeonato. Prost sentiu a pressão de sua nação pelo título, e se aproveitando disso, Piquet começou a corrida pulando para a primeira posição, enquanto Arnoux foi mal e se viu caindo nas posições, ate que sua Ferrari quebrou. A Renault de Prost quebrou e ele também abandonou a prova. Por fim, Piquet acabou desacelerando o seu carro para não ter problemas técnicos, vendo inclusive seu companheiro Ricardo Patrese vencer o GP da África. Terminando na terceira colocação, Nelson Piquet garantia a pontuação necessária para ser campeão, conquistando o bi campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA