Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Cidade de Deus

terça-feira, 24 de setembro de 2024

O cinema nacional brasileiro já passou por diversas fases, mas foi a partir dos anos noventa que tivemos uma grande retomada, com diversas produções sensacionais que chegaram a concorrer para a premiação do Oscar, como por exemplo as obras "Central do Brasil" e "O que é isso companheiro?". Mas sem dúvidas o filme que explodiu no exterior foi "Cidade de Deus", dirigido de forma sensacional por Fernando Meirelles, lançado em 2002. A produção chegou forte para o Oscar de 2004, ganhando indicações de melhor diretor, roteiro, edição e fotografia, e mesmo sem ganhar nenhum prêmio, o filme é a carta do cinema brasileiro para o mundo.


O roteiro do filme nos apresenta a favela carioca, com seus perigos, violência e cultua, e como os habitantes do local acabam sofrendo com a briga entre os bandidos. Ainda assim, existem pessoas com sonhos e somos levados assim a ser guiados pelo olhar do protagonista do filme, o jovem Buscapé, que nos narra os acontecimentos da favela Cidade de Deus, no Rio de janeiro, desde os anos sessenta até o atual momento, onde as intrigas entre os bandidos acontece, enquanto ele mesmo busca não ser sugado pelo crime e violência da favela. Tudo começa na década de sessenta, quando três ladrões amadores começaram a aterrorizar o local, entre eles o irmão de Buscapé, chamado Marreco. O trio de bandidos acabam tendo um fim ruim, mesmo tendo várias crianças como seguidores. Entre eles está Dadinho, que apesar de criança, tem muita maldade, o levando a matar Marreco. Dadinho cresce e passa se chamar Zé Pequeno, comandando junto com o amigo Bené um império de tráfico de drogas na Cidade de Deus.

Enquanto isso, Buscapé é o jovem que gosta de fumar maconha com os amigos, mas tem uma paixão pela arte da fotografia e gosta de tirar fotos dos amigos, principalmente da mulher por quem é apaixonada, chamada Angélica. Temos uma critica social forte em toda a história, e vemos isso em uma cena onde os residentes da favela descem para a praia, para aproveitar um dia de sol. O clímax do filme acontece quando Bené é assassinado, e Zé Pequeno humilha em uma festa a irmã de um homem chamado Mané Galinha. Além disso, uma guerra ocorre entre Zé e o traficante Cenoura. Sem limites, Zé mata o tio e irmão de Galinha, além de estuprar sua irmã. Revoltado, Galinha se une a Cenoura, buscando uma vingança. Buscando notoriedade, Zé faz com que Buscapé bata uma foto de sua gangue, levando a foto a ir para nos jornais. A guerra entre os criminosos aumenta, terminando com a prisão de Zé Pequeno e Cenoura, e a morte de Mané Galinha. Buscapé acompanha tudo com sua máquina fotográfica, tendo inclusive a foto da morte de Zé Pequeno, morto pelos Caixa Baixa, que assumem todo o trafico da Cidade de Deus. Buscapé por fim acaba se dando bem, sendo contrato pelo jornal, por conta das fotos que ele bateu cobrindo a violência na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA