Quando era criança, as televisões possuíam uma ordem, as emissoras eram conhecidas de acordo com um número. Sendo assim, sabia que o canal 4 era o SBT, o 5 era a Globo e dai por diante cada emissora tinha uma forma de ser acessada através de um número mostrado. A TV Manchete era o canal 9, e na minha infância era conhecido por transmitir as principais produções japonesas, como por exemplo o anime Cavaleiros do Zodíaco, que foi uma febre em nosso país. Mas acontece que a Manchete era muito mais antiga do que eu imaginava, e estava próxima também do final, já que alguns anos depois de eu ter o conhecimento da emissora, ela chegou ao seu final. Vamos nesse texto conhecer um pouco sobre o inicio e o fim dessa clássica emissora.
Após vencerem uma concorrência que abria oportunidade para novos donos de televisão, Adolpho Bloch conseguiu ter o canal 9 como sua, e assim, em 1983 víamos a estreia de um dos mais conhecidos canais de televisão do Brasil. Sendo uma pessoa aficionado por qualidade, Bloch sempre buscava modernidade, investindo bastante até que ele entendesse que sua emissora tinha verdadeira qualidade para ir ao ar. Na época a Manchete era o único canal que estava preparada para o som estéreo, uma tecnologia que nem tinha sido lançada no Brasil. A proposta da Manchete era ser uma emissora voltada para as classes A e B, buscando ser jovem e moderna, apostando também em um jornalismo forte. O problema de tanto investimento, era que Bloch se colocava em grandes dividas, chegando até a receber ajuda da Rede Globo. Outro grande avanço tecnológico era o logo, com a letra "M", que ficava voando na tela dos telespectadores. Na estreia da TV Manchete, eles já bateram a Globo a audiência do domingo, com um filme de Steven Spielberg.
Um dos grandes sucessos da emissora foi o programa infantil "O clube da criança", que trazia como apresentadora a Xuxa, que em seguida foi para a Globo, se transformando em um ícone dessa geração. Outro carro chefe da programação foi o "Jornal da Manchete", que já chegou a ter uma transmissão de até duas horas de duração. Buscando concorrer com a Globo, a Manchete também investiu em Telenovelas, tendo em seu elenco nomes importantes como Maitê Proença e anos depois o inicio de carreira de Taís Araujo, na famosa "Xica da Silva". Outra novela de sucesso da Manchete foi "Pantanal". Uma outra apresentadora de sucesso foi a Angélica, que em 1988 assumiu o "Clube da criança". No inicio dos anos noventa a Manchete apostou nos Tokusatsu japoneses e também em animes, atraindo as crianças para a sua programação. Nos anos noventa a crise financeira voltou a assolar o grupo Bloch, gerando a saída de grandes nomes da programação, como Raul Gil e Otávio Mesquita. Buscando uma restruturação, foi feito uma parceria com a Igreja Renascer, mas não deu certo. Com a situação fora de controle, a TV Ômega, de Amílcare Dallevo, comprou dos Bloch a TV Manchete, colocando assim em 1999 o fim da emissora, que passou a se chamar Rede TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário