Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Malhação, a primeira temporada

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Nos anos noventa surgia na televisão brasileira uma novela, se é que podemos assim chamar, voltada para os adolescentes e jovens. Estamos falando de Malhação, que reunia jovens vivendo seus tramas e dilemas em uma academia de musculação. A inspiração da Globo me parece ter sido em seriados americanos como Barrados no baile, que discutia temas que os mais jovens enfrentavam em suas vidas. O folhetim global se iniciou em 1995 e foi escrito por Andreá Maltarolli e Emanoel Jacobina e revelou nomes importantes da dramaturgia brasileira, como Danton Mello, Luigi Barricelli, Carolina Dickman e Claudio Heinrich. Após tantos anos, gostaria de falar sobre a primeira temporada de Malhação.


A trama se inicia com o jovem Héricles, interpretado por Danton Mello, chegando ao Rio de janeiro vindo de uma cidade do interior para trabalhar na academia Malhação. Ao chegar na academia, ele vê que o local é frequentado por uma classe social mais rica, chegando até mesmo a ser desmerecido por conta de sua simplicidade. Héricles acaba conhecendo e se apaixonando por Isabella, que é conquistada pelo coração ingênuo do jovem. O problema é que ela namora com Romão(Luigi Baricelli), e ele é ciumento e metido a valentão por lutar Judô. Sendo assim cria-se um triângulo amoroso, sendo que Romão acaba se tornando um vilão, chegando a criar armadilhas e planos para prejudicar o jovem do interior. O núcleo de personagens é muito bom, havendo muito química entre os atores, com muitos momentos de humor, principalmente através das atuações do Mocotó, interpretado por André Marques.

Muitas outras tramas e personagens nos são apresentados, fazendo com que Malhação se tornasse um sucesso logo na sua primeira temporada. Entre eles temos Dado(Claudio Heinrich), que é mais um lutador de judô, que é bastante mulherengo. Com o desenrolar da história, Dado acaba se envolvendo com Luiza, tendo Fernanda Rodrigues no papel. Apesar dele achar ela bem mais nova que ele, acaba surgindo um romance entre os dois. Malhação foi um sucesso, caindo rapidamente na conversa em todos os lugares, embalada por uma trilha sonora muito boa. O formato da novela atingiu os jovens, ainda mais passando diariamente no fim de tarde. Havia também espaço para um núcleo de personagens mais velhos, composto por atores como Nair Bello, Mario Gomes e Silvia Pfeifer. O folhetim nos trouxe também revelações como a jovem Ana Paula Tabalipa. Considero essa a melhor temporada de Malhação, quando ainda nem existia o Múltipla Escolha, onde tudo acontecia dentro da academia, incentivando pessoas a praticar esporte. Assim se iniciava a longa história da novela para jovens global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA