Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Como analisar um filme?

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Sempre gostei de assistir filmes, desde pequeno. Posso me considerar um cinéfilo, assistindo as mais variadas tramas. Gosto tanto das produções padrões americanas, tanto os blockbuster como filmes mais artísticos. Também já vi diversas produções europeias e de outras nações, construindo assim um repertório interessante, facilitando a minha visão do cinema. Depois de ver tantos filmes, comecei a fazer análises deles, observando alguns pontos para verificar se eram bons e ruins. Queria então apresentar alguns pontos importante para você também realizar análises dos filmes que assiste. O que devo analisar? Quais pontos são importantes? Como dizer se ele é bom ou ruim? Vamos aos principais pontos neste texto.


Roteiro

A primeira coisa que gosto de observar é o roteiro do filme, como a trama é contada. Todo bom filme precisa ter uma ótima história a ser contada. Ninguém gosta de ver uma trama que não prende e não surpreende. Boas histórias possuem bons conflitos. Geralmente o roteiro possui três atos, sendo que em cada um deles existem um ponto de ligação e conflito para prender o público. Outras tramas alteram isso, criam diversos plot twist. Observe se a trama possuí sentido, se cria conflito, se é de fato uma boa história sendo contada. O roteiro é a base para a construção de um bom filme.

Direção

O diretor é o maestro da produção. É ele quem desenvolve a forma que a imagem é mostrada. Ele traz aproximação ou distância durante as cenas. A montagem da trama também faz parte da direção, onde podemos observar de as cenas se encaixam bem.  É possível notar a diferença entre os diretores na forma que a produção é apresentada. Temos diretores mais estéticos como Nolan e Villeneuve, ou com cortes mais rápidos e cenas mais intensas como Michael Bay. Observe como as cenas são mostradas, como os ângulos dos atores e situações nos são apresentadas.

Atuação dos atores

A alma do filme é a atuação. Não existe filme sem a atuação de grandes atores e atrizes. São eles que conseguem transmitir toda essência e emoção que o roteirista e diretor queriam apresentar. Existem atores que conseguem elevar o nível de uma trama por conta de uma interpretação, enquanto temos outros que afundam tramas por não conseguirem desempenhar um bom papel. Observe se os atores conseguem transmitir emoções, se inspiram e se trazem verdades nas cenas. Veja o tom de voz, as expressões no rosto e a comunicação corporal.

Efeitos especiais e fotografia

Aqui temos algo mais técnico, onde podemos analisar o que está por trás da história. Cada filme possui uma observação especifica. Quando falamos de efeitos especiais, estamos mais centrados naquelas produções de ação, em tramas mais intensa. Os famosos blockbusters. Tudo foi muito forçado? Os efeitos são bem construídos ou é tudo muito raso e fraco? Gosto também de olhar para a fotografia da produção, se existe algo poético e bonito, se os tons de cores possuem química, se de fato existe um bom enquadramento na filmagem. É algo técnico, mas que faz toda a diferença.

Trilha sonora

As músicas são como o motor de um carro. Elas trazem ritmo, estilo e identidade ao filme. Imagine só, uma produção histórica com musicas modernas. Não tem sentido. Por isso a trama precisa se encaixar perfeitamente com a trilha sonora. Aqui podemos analisar as mais diferentes formas de musica, pois podemos ter filmes onde existem musicas cantadas e em outras produções apenas a musica instrumental. Podemos citar clássicos produzidos por Hans Zimmer e Ennio Morricone como exemplos. As musicas ficam na memória e fazem grande diferença em um filme. Observe isso nas produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA