Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O fantástico mundo de Duna

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Este é um livro que me surpreendeu, já que somos apresentados a um mundo fantástico e personagens muito interessantes. Acontece que o inicio do livro é um pouco arrastado, com as coisas demorando para acontecer e pegar ritmo. Mas quando a história começa a desenrolar ficamos envolvidos demais em tudo que nos é apresentado. A trama escrita por Frank Herbert nos apresenta um mundo distante, onde a Terra não é mais habitada e vemos tudo acontecendo em outro planeta, onde temos uma disputa politica entre duas casas nobres, a Casa Atreídes e a Casa Harkonnen. O Duque de Atreídes, Leto, é morto, e assim começa uma grande crise e conflitos que se desenrola nos anos seguintes.


Duna é muito envolvente e possui muita riqueza em suas páginas, tocando em muitos pontos importantes de nosso dia a dia. Fala-se de politica e intrigas pelo poder, nos mostra aspectos de liderança e diálogos muito bons. Gosto de algo que percorrer a trama, o fato de que através da voz você consegue controlar e influenciar pessoas. Após a morte de Leto, o seu filho e sua concubina acabam tendo que fugir e acabam sendo dados como morto também. Paul, o filho e sua mãe Jéssica são muito fortes, tanto mentalmente como em armas de luta. Paul desde pequeno foi treinado pelos melhores, e vemos os anos se passando pelo deserto e Paul assumindo posições importantes dentro do do deserto de Arrakis, sendo o comandante do grupo. A religião está envolvida como tema, e Paul é descrito pelas escrituras como um messias para aquele povo.

Sua mãe, Jéssica também é muito importante para a trama, sendo que ela é chamada de Bene Gesserit, que é alguém que possui visões e é como se fosse uma representante espiritual. Em Arrakis ela acaba tendo uma filha, chamada Alia. A menina é intrigante, pois mesmo criança possui o conhecimento e a sabedoria dos mais velhos, sendo conhecida até como uma aberração. As descrições das lutas são boas, e as melhores ficam por conta de Paul. A luta final onde ele consegue se vingar do que fizeram com seu pai é muito boa, com Paul mostrando toda a sua habilidade. Quando Duna pega ritmo é difícil parar de ler, pois toda mitologia daquele mundo começa a ser aprofundado. O livro tem tempo também para falar de geologia, descrevendo o clima do planeta. Duna é um universo fantástico que segue se aprofundando nos livros posteriores. O sucesso é tanto que já foram produzidos filmes e séries, e este ano uma nova produção é aguardada pelos fãs. Sem duvidas, vale a pena ler Duna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA