Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Death Note, justiça e ética

sábado, 21 de agosto de 2021

Se você tivesse um caderno que lhe desse o poder para matar pessoas, o que você faria? Talvez você queimasse ele por não querer fazer algo tão cruel. Talvez você viesse a julgar os que fazem isso, e isso está correto. Acontece que possa passar na sua mente um sentimento de justiça. Por quê não usar essa arma para trazer paz para a humanidade? Por quê não eliminar aqueles que trazem violência a sociedade? Pois é, esse é o grande tema discutido no anime Death Note, um clássico da animação japonesa. A trama mostra o estudante Light Yagami achando o caderno da morte, e por estar entediado com a sua vida, encontra nessa missão de limpar a sociedade um propósito de vida.


O anime traz diversas discussões filosóficas, falando sobre justiça e ética. Quem nos deu o direito de ser juiz e sair por ai fazendo justiça? O nossos sistema prisional e judiciário não é capaz de recuperar pessoas? Tudo isso começa a acontecer simplesmente por conta de um tédio que o demônio Ryuk também ficou viveu e deixou o caderno cair na Terra apenas para ter uma diversão. Sendo assim Light começa a querer trazer paz ao planeta, e aos poucos começa a eliminar aqueles que julga serem ruins. O protagonista é um personagem muito bom, inteligente e cativante, e assim ele consegue lidar muito bem com Death Note, além de não se deixar ser influenciado por Ryuk, o que chama fortemente a atenção do dono do caderno. A policia japonesa começa a entrar em ação para encontrar o responsável pelas mortes, e assim surge L, um detetive que tem como missão saber quem esta controlando o Death Note. Começa assim uma rivalidade muito boa entre os dois gênios.

L e Light chegam a se tornarem amigos, o que causa um laço entre eles. É incrível que eles começam a viver uma vida de gato e rato, com L buscando encontrar provas de que Light é sim o assassino. O suspense que o anime traz é muito bom, e Light consegue criar estratégias sensacionais para escapar da prisão, chegando até mesmo se permitir ser preso apenas para provar que é inocente. De fato, esse arco é de pura inteligência de roteiro criada pelos autores da obra. O Death Note se torna uma arma muito poderosa, alçando Light a ser um deus pacificador na Terra, atraindo seguidores, surgindo até mesmo uma seita para o deus Kira, liderada por Misa, que se torna uma seguidora fiel e apaixonada do protagonista. Infelizmente a morte de L faz com que o anime perca o seu melhor, e o seu ultimo arco é um banho de água fria para aqueles que estavam acompanhando a trama. Ainda assim a conclusão de Death Note é perfeita, levando o anime a ser uma das melhores produções já realizada pelos japoneses. Tudo isso traz a tona discussões éticas e filosóficas, aumentando os pontos positivos de Death Note.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA