Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A emocionante história de Lion, uma jornada para casa

domingo, 8 de agosto de 2021

Incrível e emocionante. Assim defino este filme. Me lembro de que quando assisti a história baseada em fatos reais aqui apresentada, me deu vontade de chorar. Tudo é muito bem mostrado, bem dirigido e com uma fotografia belíssima. Lion foi lançado em 2017, chegando até mesmo a concorrer a diversos prêmios, inclusive o Oscar de melhor filme. Ganhou inclusive um Bafta de melhor roteiro adaptado. A trama nos mostra uma situação que de fato ocorreu com o pequeno Saroo, uma criança indiana. Saroo acaba se perdendo do irmão em uma estação de trem e após diversos percalços acaba sendo adotado por um casal australiano, a diversos quilômetros de casa. Já adulto, ele quer reencontrar os seus pais.


Como uma criança se perde e não consegue voltar para a casa? Isso ocorre por conta do tamanho da Índia, um país enorme. Ao vermos o trem indo embora com o pequeno Saroo preso dentro dele somos levados a um sentimento de claustrofobia. O menino vê pela janela a paisagem se distanciando cada vez mais, chegando ao ponto dele não saber mais a onde está e nem mesmo como voltar ao lar. é um sentimento de solidão e distância, indo embora de tudo o que conhece e da vida que ele estava acostumado. Enquanto o trem anda, somos levados juntos com Saroo a uma viagem sem saber o destino. Já adulto, vemos Saroo sendo interpretado pelo ótimo Dev Patel. Ele aceita as circunstâncias da vida, em ser adotado pelo casal Brierley, onde a sua mãe é a atriz Nicole Kidman. Ainda assim, ele sente que falta algo, sabe sobre seu passado e o sentimento de pertencimento aperta. Saroo começa a sua jornada para reencontrar sua origem, seus pais e sua antiga vida.

Acompanhamos o conflito do personagem, não conseguindo mais se concentrar na vida que vive e sua namorada interpretada por Rooney Mara percebe a situação. Ela é quem o ajuda e o encoraja a buscar seu passado e sua origem. Não é possível seguir adiante sem resolver aquilo que te aprisiona lá atrás. Era necessário que Saroo viesse a resolver as questões passadas. Gosto como sua mãe adotiva lida com a situação, e vemos um homem grato pelo que teve, mas sabendo que algo o move para a Índia e sua origem. A trama aqui apresentada acende um farol para o que ocorre em países mais pobres, pois ainda que a história de Saroo tenha terminado bem, quantas outras crianças que se perderam não tiveram um final feliz? O personagem principal inicia a sua caçada usando a internet e tudo o que possuía para localizar seu antigo vilarejo. O seu retorno e reencontro com os pais é muito bonito, mas a revelação sobre seu irmão  mais velho nos faz chorar. O filme tem um roteiro marcante, com ótimas atuações. De fato, a direção de Garth Davis é excelente. Lion é sim um ótimo retrato da vida real de Saroo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA