Um dos Tokasatsu mais legais que já foram criados, faz parte de uma série que trazia esquadrões especiais de resgate, em que seus personagens faziam uso de armaduras, chamadas de Metal Hero. Estou falando do "Esquadrão especial Winspector", que teve quarenta e nove episódios, que foram lançados no ano de 1990. Misturando ação, aventura, investigação e um pouco de comédia, temos um seriado feito sobre medida, que começa com um primeiro episódio sensacional, mostrando que a trama tinha muito a apresentar. Aqui não temos vilões alienígenas, mas temos situações comuns de perigo que ocorrem na cidade. E quando isso acontece, basta acionar o Winspector para o resgate.
A origem do esquadrão começou com o chefe Masaki, que após a morte de seu amigo policial, cria o Esquadrão Winspector, que serve para combater o mal e os crimes que possam vir a acontecer no Japão. O protagonista era o policial Liuma, que dirigindo um Camaro branco, quando vestia a sua armadura vermelha ganhava o nome de Fire, e o seu carro também ficava vermelho, ganhando armas para completar a sua missão. Para ajudá-lo, a equipe contava com dois robôs, um amarelo e bastante engraçado chamado Biker, e um verde e mais sério que tinha o nome de Highter. O protagonista Liuma é um personagem sensacional, e quando ele levantava o polegar e dizia "Chakka", podia se preparar, pois iniciava a sua transformação em Fire. Sem dúvidas, "Winspector" está entre os meus Tokusatsu favoritos, sem dúvidas estando entre os cinco melhores já feitos. Também fazia parte da equipe a jovem policial Junko.
Como disse, o primeiro episódio é muito bom, em que vemos o esquadrão tendo que resgatar um bebê que foi sequestrado. A filmagem desse piloto parece algo e cinema, sendo criado realmente para causar impacto. Um outro capitulo de destaque é quando surge um criminoso procurado pela Interpol chamado Moss, que chega a destruir o carro de Liuma, quase causando a morte do herói. É nesse momento que o carro WinSquad ganha a sua segunda versão, chamada FireSquad. O drama também tinha seu espaço, quando vemos um jovem que assalta bancos para poder salvar a sua irmã que estava doente. Uma curiosidade, a trama se passava em 1999, onde o criador já achava que teríamos uma tecnologia superior aquela da criação da série, em 1990. Aqui no Brasil a série chegou em 1994, e acabou por ser um sucesso, inclusive ganhando brinquedos que venderam muito bem. O último episódio é emotivo e simbólico, pois Masaki recebe ordens de encerrar o Winspector, já que Tóquio não precisa mais deles. Sendo assim, de forma triste, os robôs Biker e Highter são desativados, e o Winspector é encerrado. Não temos um vilão final, mas o roteiro encerra tudo de forma madura, com o esquadrão se encerrando por ter cumprido o seu papel no país, com Liuma indo atuar na França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário