Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Olimpíadas 2020 - Sem vitimismo. O Brasil perdeu porque é ruim!

terça-feira, 3 de agosto de 2021

A seleção brasileira de futebol feminino perdeu nas quartas de finais das Olimpíadas, e assim da adeus a qualquer chance de medalha neste ano. É mais uma campanha frustrante, já que em 2016 o Brasil também ficou sem medalhas, terminando a competição na quarta colocação. Após a derrota o discurso permanece o mesmo de cada eliminação das meninas. Falta de apoio, falta de investimento e que nós torcedores devemos seguir torcendo e acreditando. O problema é que esse depoimento vem após todas as eliminações do futebol feminino. Seja Olimpíadas ou mundial, elas seguem reclamando de tudo, mas mostrando muito pouco em campo. Precisamos falar a verdade sobre a situação do futebol feminino no cenário mundial.


A verdade precisa ser dita. A seleção brasileira é ruim, não joga bem e por isso o resultado não veio. Sim, o apoio ainda não é o bastante, mas até quando iremos nos apoiar nessa bengala? Com toda a certeza, atualmente o futebol feminino recebe muito mais apoio do que em 2008, quando ganharam a medalha de prata em Pequim, jogando de igual contra a forte seleção dos EUA. Já fazem treze anos, e o discurso permanece igual. O que também precisa mudar são os resultados, pois desde aquele tempo o Brasil vem decaindo a cada ano, ainda mais com o fim do ciclo de Marta, a melhor jogadora que produzimos em nossa história. Para Tóquio 2020 trouxemos a técnica vencedora Pia para comandar as meninas, mas o que vimos foi uma alteração na forma de jogar. Antes víamos Marta mais solta e criativa, mas hoje ela se tornou escrava de um sistema de jogo reativo, muito diferente dos melhores anos do Brasil. Pia é ruim? Claro que não, mas o sistema dela prejudica a criatividade de nossa dez.

A preparação para estes jogos talvez tenha tido erros. Conta-se nos bastidores sobre jogadoras boas que ficaram de fora por não concordarem com a maneira como as coisas são conduzidas. Durante os jogos o clima era de festa, aliás, de muita festa, parecendo que isso se sobressaia mais do que a concentração. E o que dizer da goleira Barbara? Que mesmo acima do peso teve tempo para arrumar brigas pelas redes sociais com uma atleta paraolímpica. Enfim, o Brasil não é favorito a muito tempo e a consequência foi a eliminação precoce, perdendo para o Canadá, sem demonstrar nenhuma reação ou estilo de jogo efetivo. Temos que parar de nos esconder em desculpas ou em politização. O esporte não deve ser politizado, não é uma discussão sobre se as meninas recebem investimento ou apoio. Elas precisam mostrar mais, precisam jogar bem. Infelizmente me parece que o futuro é sombrio, pois em breve Marta encerrara a carreira e não vemos uma sucessora a altura. Formiga também sai de cena, após marca de sete olimpíadas disputadas. Mudanças precisam acontecer, mas não podemos esconder a verdade. Não perdemos por falta de apoio, mas porque o time infelizmente é ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA