Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Livros de auto ajuda, realmente ajudam?

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Nos últimos anos uma onda de livros ganharam muito espaço entre os leitores. Falo sobre os livros de auto ajuda, que possuí como principal características passar dicas para você ter sucesso em alguma área especifica de sua vida. Hoje em dia as pessoas querem sucesso, e quando passam em uma livraria e encontram algo como "dez passos para o sucesso" ou "cinco formas de ficar milionário" rapidamente querem comprar a obra escrita para terem esse tal segredo em mãos. Sim, existes livros dos mais variados temas. Se você precisa de regras para ser feliz, existe um livro. Se por um acaso precisa de dicas para não procrastinar, também vai encontrar algo sobre o assunto. Fica assim a pergunta, com tantos livros com esses temas, tudo que é ali ensinado realmente funciona?


Confesso que já li muitos livros com essa temática. É algo do ser humano ser atraído por temas como esses em capas de livros. Chama nossa atenção alguém quem escreve algo falando que sabe as leis do sucesso, ou então a formula para não ficar nervoso. Acredito que é sempre possível aprender algo com alguém, e por isso leio este tipo de publicação sem problemas. O negócio começa a ficar ruim quando achamos que toda a nossa vida se resume ao que está definido ali. Existem muitos autores que apenas navegaram nessa onda para ganharem dinheiro, colocando um monte de regras que na maioria das vezes não funcionam. Outra tática para aumentar as vendas é usar títulos fortes apenas para atrair leitores desesperados por uma solução para os problemas da vida. Podemos dividir os livros de auto ajuda em vária temáticas, com assuntos que vão de finanças até dicas de meditação. É nesse meio de literatura que crescem os coaches, que ganham dinheiro dando dicas para o sucesso.

Acontece que nem todos de fato possuem sucesso, e acabam ensinando outros a serem bem sucedidos quando eles mesmo não o são. Apesar de tantas criticas, existem sim bons livros em meio a tanta porcaria. Recomento muito "Pai rico, pai pobre", que fala sobre finanças e empreendedorismo. Mas tem outros que são apenas frases de motivação, mas não apresenta nenhuma atitude prática. Pense bem, se todos os livros desse estilo contivessem o segredo do êxito, viveríamos em um mundo de milionários. Claro, irão dizer que depende da atitude de cada pessoa. Pois é, depende mais da atitude de pessoas do que do oceano de livros sobre auto ajuda, Acredito que apenas a leitura de um deles já vale por eles todos. Eles acabam se repetindo muito de uma obra para outra. Se é para ler algo a ver com esse tema, recomendo John Maxwell, Napoleon Hill e Dale Carnegie. O que vem depois é muita cópia e princípios apenas com nomes diferentes dos originais. Ainda assim, ler é sempre bom, e recomendo que leia bastante, ainda que seja auto ajuda. Mas entenda, é muito mais valioso e proveitoso ler biografias e romances do que os tais livros que nos vendem a porta do sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA